Publicado em: 09/05/2016 às 14:05
Portal do Sol: Prefeitura já entregou quase 3 mil moradias em quatro anos
Com a entrega do 5º módulo do Portal do Sol, a Prefeitura de Araras chegou a marca de 2.924 moradias entregues à população

No último sábado (7), a Prefeitura de Araras chegou a marca histórica de 2.924 moradias entregues à população, em quatro anos. Em cerimônia realizada no Residencial Portal do Sol, foi a vez de mais 96 famílias do 5º módulo do empreendimento serem beneficiadas com a casa própria.

A solenidade, realizada no próprio residencial localizado na Avenida Luiz Carlos Tunes (Via Novela), contou com a presença do prefeito Nelson Dimas Brambilla, da secretária de habitação Renata Buzolin Malaman, dos vereadores Breno Cortella, Erinson Mercatelli, Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), Valdevir Carlos Anadão (Prof. Dê), Marcelo de Oliveira, além do proprietário da Infratécnica, empresa responsável pela construção das casas, Roberto Latorraca.

O prefeito Brambilla enfatizou a importância da entrega de mais moradias. “Nós entregamos quase três mil casas e apartamentos durante a nossa gestão, algo que não ocorria em Araras há mais de vinte anos. Mas a nossa maior alegria é poder ver a emoção de cada família quando recebe as chaves de sua casa própria, quando conquista o sonho de poder entrar naquilo que é seu”, comentou o prefeito.

Brambilla afirmou que sem a participação do poder público – Governo Federal, Prefeitura e Câmara Municipal – por meio também da Caixa Econômica Federal, não haveria a conjunção de esforços necessários para garantir as casas. “Sem este esforço em conjunto não teríamos conseguido. Nós travamos uma luta grande na Câmara para liberar esta área na região leste para moradia de interesse social, pois haviam interesses contrários a que se fizessem moradias populares, mas nós fomos em frente e obtivemos o aval da nossa base que nos apoiou neste projeto tão importante”, completou.

Imediatamente após a entrega, as unidades ficaram liberadas para ocupação pelos proprietários, que adquiriram as moradias por meio do Portal da Casa Própria, com subsídios de até R$ 25 mil do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

A destinação dos terrenos para moradia de interesse social, bem como a isenção de alguns impostos para baratear a operação, foram realizações da Prefeitura de Araras.

As moradias são destinadas a famílias com renda mensal que varia de R$ 1,6 mil a R$ 3,9 mil e a seleção foi realizada diretamente pela Caixa Econômica Federal. O Residencial Portal do Sol tem, no total, 694 unidades.

Entre as famílias que receberam as chaves estava a de Jean Batistella Junior que falou da emoção em poder realizar o sonho da casa própria. “É muita alegria, poder realizar este sonho de morar num espaço nosso, agora é vida nova para todos nós”, disse.

O empreendimento oferece dois modelos de casas: um com 52m² (dois dormitórios) e outro com 62m² (três dormitórios). Nos dois casos, as residências contam ainda com sala, cozinha, banheiros e área de serviço. A metragem total do terreno é de 160m², o que possibilita futuras ampliações.

Falando em nome da Câmara Municipal, o vereador Marcelo de Oliveira lembrou como é importante sair do aluguel. “É uma conquista enorme e fico feliz quando vejo estas famílias recebendo as chaves de sua casa, pois lembro que também paguei aluguel e sei como é difícil”, declarou.

A secretária de Habitação, Renata Buzolin Malaman, parabenizou as famílias. “Parabenizo estas famílias, que ao receberem as chaves de suas novas casas, estarão iniciando uma nova fase em suas vidas”, afirmou.

Quase 3 mil famílias beneficiadas

A parceria da Prefeitura de Araras e o Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, beneficiou quase 3 mil famílias em Araras. O projeto de construção de moradias populares em Araras não era realizado há mais de 20 anos, e foi retomado em 2012. Desde lá, muito foi feito para que as famílias ararenses pudessem realizar o sonho da casa própria.

Foram 216 apartamentos no Residencial Victório Arthur Corrocher (região do Jardim Sobradinho); 368 apartamentos no Residencial Arnaldo Mazon (próximo ao Narciso Gomes); 518 casas no Warley Colombini (zona leste); mais 694 casas do Residencial Portal do Sol (região leste); 680 casas no Residencial Prefeito Milton Severino (zona norte, próximo ao Aeroporto Municipal Américo Armando Fachini) e mais 448 no Residencial Prefeito Jair Della Coletta (zona leste).

Além dos demais módulos do Portal do Sol, mais 212 apartamentos estão sendo construídos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), do Governo do Estado, também na zona leste.

Secom/PMA