Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 05/05/2016 às 10:34
Sábado é dia de doar sangue
Campanha acontece a partir das 8h, no Sesi de Araras; objetivo é cadastrar 150 voluntários para a coleta

A terceira campanha de doação de sangue do ano acontece neste sábado (7), a partir das 8h, no Sesi, localizado na Avenida Melvin Jones, 2.600, Conjunto Habitacional Heitor Villa-Lobos. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba, a iniciativa visa cadastrar 150 voluntários para a coleta – o número é definido pelo próprio Hemonúcleo.

Antes da doação, o voluntário vai preencher um cadastro com dados pessoais. Para isso, é necessário apresentar documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação). Em seguida, é verificada a pressão sanguínea do doador e realizado o teste de hemoglobina.

Antes da coleta, os candidatos ainda passam por avaliação física e triagem com um médico. Após a doação, o material é submetido a exames laboratoriais antes de ser disponibilizado aos pacientes.

Caso haja alterações, o Hemonúcleo enviará correspondência notificando o doador. Nas duas primeiras campanhas deste ano, realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, foram coletadas 216 bolsas.

Orientações aos doadores
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos - desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Além disso, o doador não pode ter tido gripe ou diarreia nos últimos sete dias ou qualquer tipo de infecção nos últimos 15 dias. Por precaução, segundo especialistas da área de saúde, pessoas que têm tatuagens podem doar sangue apenas doze meses após a última sessão realizada.

Estão impossibilitadas de doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; portadores de doenças crônicas como diabetes, problemas cardíacos graves, epilepsia (convulsões); pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, sífilis e doenças de Chagas; usuários de drogas; quem teve relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses e aqueles que fizeram exames endoscópicos nos últimos seis meses.

A Secretaria de Saúde reforça, no entanto, que é preciso respeitar o intervalo mínimo para doação. Para os homens, o prazo é 60 dias; já para as mulheres, 90. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

Quando serão as campanhas de doação de sangue
- 7 de maio
- 16 de julho
- 27 de agosto
- 22 de outubro
- 17 de dezembro

 

Secom/PMA