Publicado em: 04/05/2016 às 13:50
Correção: Dia D da Vacinação contra Gripe imunizou 28,48% do público alvo e não 40%
Após interrupção apenas na segunda-feira (2), mobilização foi retomada na última terça-feira (3); previsão é vacinar 25.779 pessoas nesta primeira fase da campanha

Diferente do que foi divulgado pela Secom (Secretaria de Comunicação Social e Institucional) da Prefeitura de Araras na última segunda-feira (2), 28,48% do público-alvo foi imunizado durante o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe, e não 40%.

A previsão é imunizar em Araras, 25.779 pessoas do público-alvo nesta primeira fase da campanha - 6.610 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, 15.131 idosos, 1.220 gestantes, 2.617 profissionais da área da saúde e 201 mulheres que deram à luz há menos de 45 dias.

Em números mais exatos, foram aplicadas no sábado, um total de 7.342 vacinas e não 10 mil. A Secom, equivocadamente, calculou o percentual com base no total de doses por ampola, e não nas efetivamente aplicadas.

A diferença deve-se ao número de aplicações que são efetivamente extraídas de cada ampola, por aspiração, podendo não se chegar a 10 doses por ampola e sim, um pouco menos.

Com o total de doses aplicadas, foram imunizadas 2.514 crianças de 6 meses a 5 anos (38,03%), 3.999 idosos (26,43%), 438 trabalhadores da saúde (16,74%), 327 gestantes (26,80%) e 64 puérperas (31,84%).

Mesmo assim, foram aplicadas ainda algumas doses que sobraram na manhã da segunda-feira, em alguns postos de vacinação. No entanto, devido a grande procura e demanda do público-alvo, o lote enviado pelo Governo do Estado não foi suficiente e terminou.

Interrupção

Por isso, houve interrupção na campanha, apenas na segunda-feira. Já na terça-feira (3), pela manhã, a Secretaria de Saúde recebeu mais 9 mil vacinas do Estado, que voltaram a ser aplicadas normalmente, apenas para o público-alvo, nas seis salas de vacinação e também na Praça Barão de Araras das 8h às 16h.

Esta primeira fase da mobilização é destinada a crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, idosos, gestantes, profissionais da área da saúde e mulheres que deram à luz há menos de 45 dias.

Já a partir de 9 de maio, as doses também estarão disponíveis a pessoas que possuem doenças crônicas e demais profissionais da área de saúde não foram vacinados durante a 1ª fase.

Como nos anos anteriores, a vacina aplicada é a trivalente, que imuniza contra três tipos do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e tipo B.

Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde pelo telefone 3543-1522.

Quem pode tomar a vacina?

A partir do dia 30 de abril:

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade

- gestantes

- idosos

- mulheres que deram à luz há menos de 45 dias

- profissionais da área da saúde

A partir do dia 9 de maio:

- pessoas com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, bronquite, asma, etc.) e/ou acamadas]

- demais profissionais da área da saúde

Onde acontece a vacinação?

- das 8h às 16h

- Praça Barão de Araras

- salas de vacinação localizadas no PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes); PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2); PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes); PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada); PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga); CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere); e Praça Barão de Araras (Centro).

Imunização é contra quais tipos de vírus?

Influenza: H1N1, H3N2 e tipo B.

Secom/PMA