Publicado em: 03/05/2016 às 12:49
Taça EPTV de Futsal: Araras elimina atual campeão e avança às quartas de finais
Vitória sobre Rio Bonito, por 6 a 5, coloca o time da Secretaria de Esporte entre os oito melhores da competição; São João da Boa Vista será o adversário na eliminatória

Desistir jamais. Esse é o lema da equipe masculina de futsal da Secretaria Municipal de Esporte, nesta edição 2016 da Taça EPTV de Futsal – Região Central. O último feito da “locomotiva ararense” na competição regional foi a classificação às quartas de finais em cima do atual campeão, Rio Bonito, por 6 a 5, na casa do adversário.

O confronto válido pela última rodada da 2ª fase da Taça aconteceu na noite da última segunda-feira (2), no Ginásio Municipal de Dr. José Blotta Júnior. Os gols do time ararense saíram dos pés dos jogadores Mauricio (4), do goleiro Rogério Marques e do artilheiro do time, Maicon Oliveira. Araras se classificou com a primeira colocação do Grupo 15, de maneira invicta, com duas vitórias obtidas.

“Foi mais uma partida especial para o nosso time. Começamos perdendo por 2 a 0, mas conseguimos empatar ainda no primeiro tempo com os dois primeiros gols do Mauricio. Porém na 2ª etapa, vacilamos um pouco e os caras empurrados por sua torcida, ampliaram para 5 a 2, e ficaram com a vitória e a classificação nas mãos. Depois do baque, nosso time foi para cima, e marcamos o terceiro com o Rogério aos 32 minutos e passamos a acreditar. Aos 34 minutos, o adversário errou e fizemos o quarto novamente com o Mauricio, e um minuto dois o Maicon deixou tudo igual. Como só a vitória interessava para nós naquele momento, devido ao empate do jogo de Mococa que se classificou como melhor segundo colocado geral, demos o último gás na partida, e o Mauricio marcou o seu quarto gol na partida, aos 36, e nos deu a classificação. Ainda seguramos o time de Ribeirão Bonito por mais uns quatro minutos. Quando o juiz apitou, foi comemorar a classificação. Essa vitória foi na superação e na vontade. Quase morri”, resumiu a partida o pivô ararense, Antonio Carlos de Oliveira (Toninho Pitbull).

Até o momento, a equipe ararense está invicta na Taça EPTV, com três vitórias e um empate, nas quatro partidas disputas até aqui. Além da vitória sobre o atual campeão, o time venceu Pirassununga (1ª fase) e Boa Esperança do Sul (estreia da 2ª fase), o empate foi obtido contra o time de Porto Ferreira, na estreia da Taça EPTV, no dia 21 de março. Até aqui, Araras marcou 24 gols, sofreu 18, saldo de seis gols e ainda conta com um dos artilheiros da Taça, Maicon Oliveira, que já marcou 11 vezes.

De acordo com a tabela do campeonato, nas quartas de finais, Araras irá enfrentar São João da Boa Vista (equipe com mais títulos no torneio, cinco no total), em partida prevista para a próxima quinta-feira (5), em local e horário a serem definidos pelos organizadores da competição regional.

“Pelo que sabemos, vamos enfrentar o time de São João da Boa Vista na eliminatória, mais uma pedreira. Não há moleza para gente, mas estamos focados. O grupo está de parabéns pela boa campanha até, os dois últimos jogos foram muito difíceis. Eliminar Ribeirão Bonito na casa deles foi muito complicado, devido a todas as circunstâncias da partida, ginásio cheio, pressão da torcida, entre outros aspectos, fez com que o nosso time ganhasse mais corpo. Ainda não ganhamos nada, mas se mantivermos o mesmo espirito aguerrido do segundo tempo contra o atual campeão, vai ser difícil nos derrotar. Vamos em frente, a batalha continua”, comentou o goleiro ararense Rogério Marques.

Perguntado sobre a facilidade de fazer gols, mesmo atuando na posição de goleiro, o arqueiro comentou que tudo é fruto de muito treinamento. Já são três tentos até o momento, sendo um o da vitória sobre o time de Boa Esperança do Sul, pela primeira rodada da 2ª fase, no Ginásio Nelson Rüegger.

“Desde que a regra do goleiro linha passou a ser aceita no futsal, tenho treinado muito esse fundamento, com chutes de longa distância, faltas. Mesmo jogando no gol, onde sou exigido muito durante as partidas, sempre arrisquei trabalhar também com os pés, no futebol de campo”, completou o goleiro artilheiro.

Eliminatórias

Segundo o regulamento do campeonato regional, a partir das quartas-de-finais, a Taça será decidida em jogos únicos, com prorrogação e disputas de pênaltis, se ocorrer empate.

Além dos representantes das cidades de Araras e São João da Boa Vista, irão disputas as primeiras eliminatórias os times de Porto Ferreira, Leme, Nova Europa, Araraquara, Gavião Peixoto e Mococa, que se classificou por índice técnico, como melhor 2º colocado geral.

O time ararense é composto por atletas da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, em parceria com H2S Futebol Clibe de Limeira, sem custo algum para Secretaria. A base que disputa a edição 2016 da Taça EPTV de Futsal foi vice-campeã d da Copa Record em 2015 – região de São Carlos.

Em 2015, Araras não se classificou para a 2ª fase da Taça EPTV – Região São Carlos.

Campanha ararense até o momento
1ª fase

21/03/2016 - Ginásio Municipal Nelson Rüegger - Araras
Araras 5 x 5 Porto Ferreira
04/04/2016 – Clube Pirassununga - Pirassununga
Pirassununga 3 x 7 Araras
2ª fase
14/04/2016 – Ginásio Municipal Nelson Rüegger - Araras
Araras 6 x 5 Boa Esperança do Sul
02/05/2016 – Ginásio Municipal Dr. José Blotta Júnior – Ribeirão Bonito
Ribeirão Bonito 5 x 6 Araras

Classificados Quartas de Finais – Taça EPTV 2016 – Região Central
São João da Boa Vista (Grupo 11)
Porto Ferreira (Grupo 12)
Leme (Grupo 13)
Nova Europa (Grupo 14)
Mococa (Grupo 14) *
Araras (Grupo 15)
Araraquara (Grupo 16)
Gavião Peixoto (Grupo 17)

*Classificado para às quartas de finais por índice técnico, melhor segundo colocado geral.

Anderson Cândido/Secom