Publicado em: 03/05/2016 às 12:44
Projeto de Eficiência Energética é implantado em mais cinco escolas
Economia anual aos cofres públicos é de aproximadamente 57 mil reais; projeto é coordenado pela UGEM (Unidade de Gestão Energética Municipal)

Na última quinta-feira (28), foi finalizada a implantação de mais cinco projetos de eficiência energética em prédios públicos. A iniciativa envolveu principalmente ações de modernização na iluminação, com substituição de lâmpadas fluorescentes tubulares de 40W e 20W por lâmpadas Tubo Led de 18W e 10W, respectivamente. Foram implantadas aproximadamente 900 lâmpadas de LED, além de novas luminárias com mais eficiência energética.

O projeto conta com recursos da Elektro, por meio do PEE (Programa de Eficiência Energética) da ANEEL, com investimento em torno de R$ 100 mil. O projeto foi viabilizado e articulado pela UGEM (Unidade de Gestão Energética Municipal) junto à Elektro.

Na maioria das salas de aula, as lâmpadas fluorescentes tubulares de 40W foram trocadas por lâmpadas tubo led de 18W, o que representará uma queda de até 60% no consumo. Além disso, em 10 unidades de ensino foram implantados interruptores internos e individuais.

As unidades beneficiadas foram: Emeief Ignácio Zurita Neto (Jardim São João), Emef Prof. Júlio Ridolfo (Jardim São Luiz), Emef Prof. Francisco Salles Nogueira (Jardim São João), Emeief Nelson Bovo Neto (Jardim Alvorada) e Emeief Lions Clube (Parque Industrial).

“Com esta iniciativa, iremos melhorar ainda mais a qualidade de iluminação nas 5 unidades escolares, além de termos uma redução de consumo estimado em torno de 80 MWh/ano”, comentou Junior Salviatto, coordenador da UGEM – Unidade de Gestão Energética Municipal.

Tomando como base, que o consumo médio de uma residência de até quatro pessoas gira em torno de 172 kWh/mês, com a economia de energia elétrica que estes projetos irão proporcionar, ou seja, em torno de 80.000 kWh/ano, daria para abastecer aproximadamente 465 residências no período de 30 dias. A economia anual aos cofres públicos gira em torno de R$ 57 mil.

Secom/PMA