Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 02/05/2016 às 13:00
3ª Campanha de Doação de Sangue: meta é alcançar 150 doadores
Ação está marcada para este sábado (7), no Sesi Araras, a partir das 8h; 216 bolsas foram coletadas nas duas primeiras iniciativas deste ano

A 3ª Campanha de Doação de Sangue de 2016, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba, terá como meta alcançar 150 doadores, no próximo sábado (7).

A ação será realizada no Sesi Araras, localizado na Avenida Melvin Jones, 2.600, no Conjunto Habitacional Heitor Villa-Lobos, a partir das 8h.

Nas duas primeiras campanhas deste ano, realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, foram coletadas 216 bolsas do material. “Na última ação, contamos com a participação de 132 voluntários. Estamos dentro da nossa média. Segundo os nossos dados, Araras é o município que consegue mais doadores de sangue na região. Em nosso município, tem existido essa ajuda da população, o pessoal vem abraçando a causa. Que continue assim”, comentou a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Elisa Oliveira.

De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria, mais quatro campanhas de doação de sangue serão realizadas em 2016: 16 de julho, 27 de agosto, 22 de outubro e 17 de dezembro.

Em 2015, também em sete campanhas, 642 bolsas foram coletadas.

Orientações aos doadores

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos - desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Além disso, o doador não pode ter tido gripe ou diarreia nos últimos sete dias ou qualquer tipo de infecção nos últimos 15 dias. Por precaução, segundo especialistas da área de saúde, pessoas que têm tatuagens podem doar sangue apenas doze meses após a última sessão realizada.

Menores de 18 anos deverão comparecer ao local de doação com documento com foto e acompanhados por um responsável. Pessoas que tomaram a vacina contra a gripe estão impossibilitadas de doar sangue por 30 dias. Além disso, quem teve hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; portadores de doenças crônicas como diabetes, problemas cardíacos graves, epilepsia (convulsões); pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, sífilis e doenças de Chagas; usuários de drogas; quem teve relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses e aqueles que fizeram exames endoscópicos nos últimos seis meses também não podem doar.

A Secretaria de Saúde reforça, no entanto, que é preciso respeitar o intervalo mínimo para doação. Para os homens, o prazo é 60 dias; já para as mulheres, 90. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

 

Próximas campanhas de doação de sangue em 2016

- 7 de maio
- 16 de julho
- 27 de agosto
- 22 de outubro
- 17 de dezembro

 

Anderson Cândido/Secom