Publicado em: 29/04/2016 às 16:10
Prefeito Brambilla vistoria restauração do Solar Benedita Nogueira
Expectativa é de que obra seja concluída em breve e local, entregue à população no início do segundo semestre deste ano

O prefeito Nelson Dimas Brambilla visitou na manhã desta sexta-feira (29) as obras de revitalização do Solar Benedita Nogueira, que abrigará em breve a Casa da Memória.

Os trabalhos já estão em fase final. Segundo o secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Fábio Franco, a previsão é que a obra seja concluídas nos próximos meses. “Nossa expectativa é de que até início de junho possamos entregar toda a parte civil da obra, restando depois apenas a implantação da Casa da Memória propriamente dita”, comentou Fábio.

O prédio sediou por anos o educandário para crianças e jovens órfãs e também funcionou como Paço Municipal até 2009. “Tudo aqui requer um trabalho cuidadoso e meticuloso, pois deve ser feito visando à preservação deste importante patrimônio histórico da nossa cidade”, disse o prefeito Nelson Dimas Brambilla. A visita contou ainda com a presença do vereador Breno Zanoni Cortella.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade ressalta que todas as intervenções realizadas no prédio são feitas com a finalidade de respeitar o projeto museológico elaborado pela Arquiprom, empresa especializada neste tipo de trabalho. “A expectativa é de que até a primeira quinzena de agosto tudo esteja pronto para poder ser entregue à população”, finalizou o secretário.
As obras de revitalização incluíram pintura geral, instalações elétricas e hidráulicas, reparos em pisos, revestimentos em forros e em paredes internas e externas, manutenção do telhado, além de recuperação da fachada do prédio com nova iluminação cênica.

Além disso, foi instalado um elevador hidráulico próximo à passarela que liga os dois principais blocos do Solar, em frente às lanchonetes do Calçadão. Uma nova passarela metálica garantirá acesso aos diferentes pavimentos, a partir desse elevador.
O valor da obra, após a licitação, ficou em R$ 1.088.621,29. Os recursos para a revitalização do prédio histórico localizado no coração da cidade, no Calçadão Monsenhor Quércia, são da própria Prefeitura.

Casa da Memória

Espécie de museu que preservará a história do município, a Casa da Memória será instalada no Solar Benedita Nogueira, no Calçadão Monsenhor Quércia e contará com salas para apresentação de workshop, estudo e pesquisas. O acervo coletado durante a pesquisa documental será digitalizado e poderá ser acessado no local de forma interativa. O público terá a sua disposição depoimentos e vídeos, resultado das entrevistas e pesquisa documental.

O plano elaborado pela empresa Arquiprom para a implantação da Casa da Memória conta com pesquisa documental, bibliográfica e iconográfica; captação de depoimentos; além da implantação de plano de gestão documental contendo produção, projeto e instalação de exposição de longa duração; atividades interativas e peças audiovisuais.

A Arquiprom tem realizado trabalho de captação dos recursos junto à iniciativa privada, já que o projeto será viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet e pelo Proac (Programa de Ação Cultural).

Secom/PMA