Publicado em: 22/04/2016 às 15:35
Revitalização do Solar Benedita Nogueira: Saema troca antiga rede de esgoto

A antiga rede de esgoto que servia o Solar Benedita Nogueira e passava por trecho da Praça Monsenhor Quércia (Calçadão) foi substituída na última quinta-feira (21), pelo Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras).

Mais resistente, a nova tubulação foi instalada no local para evitar principalmente problemas como ruptura dos canos. Para a realização do serviço, parte do piso da Praça teve que ser removida pela autarquia, mas os reparos no calçamento serão realizados neste sábado (23) e domingo (24) por equipes do Saema.

A intervenção faz parte do projeto de revitalização do Solar Benedita Nogueira para instalação da Casa da Memória. A obra está em fase final de acabamento, inclusive com o início da pintura das estruturas de alvenaria.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, que acompanha a obra, ressalta que todas as intervenções realizadas no prédio são feitas com a finalidade de respeitar o projeto museológico elaborado pela Arquiprom, empresa especializada neste tipo de trabalho.

A revitalização é realizada pela Premol Engenharia e Empreendimentos, empresa vencedora da licitação. As próximas etapas da obra ainda incluem instalação da nova iluminação e conclusão da recuperação das esquadrias e da fachada.
O elevador hidráulico já foi instalado próximo à passarela que liga os dois principais blocos do Solar, em frente às lanchonetes do Calçadão. Uma nova passarela metálica garantirá acesso aos diferentes pavimentos, a partir desse elevador.
Demais instalações de itens de acessibilidade serão feitas no prédio, respeitando-se sempre as leis vigentes no País.

Retomada

A revitalização do Solar foi retomada em outubro do ano passado. Em agosto, a obra foi novamente licitada e a empresa Premol Engenharia e Empreendimentos ganhou o certame, ficando responsável pela conclusão dos trabalhos.

Os serviços começaram em 2012, porém, em 2014, o contrato com a empreiteira responsável pelo serviço acabou sendo rescindido pela Prefeitura, por conta do descumprimento de cláusulas contratuais. A empresa foi multada após o trâmite do devido procedimento administrativo previsto em lei.

Até então, diversas melhorias já haviam sido realizadas no prédio, como reforma do telhado, troca de forros, recuperação de pisos, serviços em itens das partes elétrica e hidráulica, entre outras intervenções.

A valor da obra, após a licitação, ficou em R$ 1.088.621,29. Os recursos para a revitalização do prédio histórico localizado no coração da cidade, no Calçadão Monsenhor Quércia, são da própria Prefeitura.

Preservar a história

Espécie de museu que preservará a história de Araras, a Casa da Memória será instalada no Solar Benedita Nogueira, no Calçadão Monsenhor Quércia, e contará com salas para apresentação de workshop, estudo e pesquisas. O acervo coletado durante a pesquisa documental será digitalizado e poderá ser acessado no local de forma interativa. O público terá a sua disposição depoimentos e vídeos, resultado das entrevistas e pesquisa documental.

Secom/PMA