Publicado em: 15/04/2016 às 11:49
Prédio da nova escola no Jardim Esmeralda chega à fase de alvenaria
Unidade irá gerar 360 vagas em tempo integral, do 1º ao 5º ano; obra conta com recursos de R$ 3,5 milhões do Governo Federal

Prevista para ser entregue no segundo semestre deste ano, a nova escola do Jardim Esmeralda chegou à fase de alvenaria. As paredes começaram a ser levantadas e as fundações dos blocos estão parcialmente concluídas. A informação é da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade.

A nova unidade está sendo instalada em terreno de área institucional da Prefeitura, com aproximadamente 17 mil m², localizada no final da Avenida Emílio Pacagnella, ao lado da Estrada Municipal José Baggio Filho, zona norte. O prédio terá área total de 5,2 mil m².

A obra chegou a ficar em ritmo mais lento nos últimos meses, devido a problemas relacionados a repasses de verba, provenientes do Governo Federal, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Ao todo, serão liberados R$ 3,5 milhões para construção da escola – não há contrapartida da Prefeitura. Na última semana, a situação foi regularizada e a obra voltou ao seu andamento normal.

A unidade vai atender 360 alunos em ensino integral, do 1º ao 5 ano. O projeto é semelhante ao da nova Escola do Campo Ivan Inácio de Oliveira Zurita e ao da nova escola de ensino fundamental, que está em obras no Jardim das Nações. A unidade terá 12 salas de aula, laboratório, sala de informática e de professores, biblioteca, sala multiuso, pátio coberto com palco, cozinha e quadra coberta.

A Secretaria de Educação explica que a construção desta unidade irá desafogar a Emef Leonaldo Zornoff, que está no limite de sua capacidade de atendimento. Com isso, a intenção é atender a uma demanda antiga de moradores dos bairros Pedras Preciosas, Alto da Colina, Haíse Maria, Parque das Árvores, Jardim Alvorada e demais bairros da região.

Além disso, a nova escola também visa atender moradores do Residencial Prefeito Milton Severino (Jardim Aeroporto), construído por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida e entregue em junho de 2015.

Horácio Busolin Júnior / Secom