Publicado em: 12/04/2016 às 14:51
Aterro Sanitário: quase R$ 800 mil são investidos para readequação da área de transbordo
Obra realizada pela Prefeitura de Araras está em andamento e vai garantir o despejo organizado e adequado do lixo domiciliar e comercial

A Prefeitura de Araras está investindo R$ 797 mil para readequação da área de transbordo do Aterro Sanitário, localizado na zona leste. A obra visa a construção de seis baias que irão receber de maneira organizada e segura o lixo domiciliar e comercial recolhido na cidade.

A área de transbordo é o local onde os resíduos são armazenados até que sejam retirados e encaminhados ao aterro sanitário privado, localizado na cidade de Paulínia.

Cada baia terá altura que varia entre 2,8 metros e 3,5 metros. De acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, 50% da obra já foi concluída e o trabalho deve ser finalizado completamente nos próximos dois meses. O chão das baias será totalmente impermeabilizado com uma espécie de manta plástica, para evitar contaminação do lençol freático.

Para isso, foi realizado também serviço de drenagem que irá esgotar o chorume acumulado – líquido decorrente da decomposição da matéria orgânica - para uma caixa de inspeção. Além disso, as baias também irão ganhar cobertura metálica.

Segundo a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, as licenças de instalação e operação da área de transbordo de resíduos já foram liberadas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Antes estimada em R$ 1.038.554,11, a obra recebe investimentos próprios da Prefeitura de Araras no valor de R$ 797.000,00 – o valor ficou menor após a realização da licitação na modalidade tomada de preços.

A obra é supervisionada e coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais e está sendo executada pela empresa Oliveira & Dias Construtora e Saneamento LTDA, vencedora da licitação.

Horácio Busolin Júnior/ Secom