Publicado em: 31/03/2016 às 12:40
Alunos iniciam curso de turismo rural gratuito e têm aulas práticas
Capacitação tem duração de 240 horas e será dividida em 10 módulos; curso é coordenado e ofertado pelo Senar

As aulas do curso gratuito de turismo rural tiveram início este mês. Ao todo, 20 alunos participam da capacitação gratuita, que é oferecida pela Prefeitura de Araras em parceria com o Sindicato Rural de Araras, e coordenada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Agrícola).

As aulas teóricas são ministradas nas dependências do Centro de Formação e Realização de Eventos de Turismo José Élio Dias. Quatro aulas já foram realizadas nos dias 21, 22, 29 e 29 de março. O Centro de Turismo funciona na Praça Jorge Assumpção, José Ometto 1.

O curso também conta com aulas práticas que são realizadas em pontos turísticos localizados na região rural. Durante as aulas, conforme o assunto abordado, os alunos partem para restaurantes e locais turísticos da cidade que já estão em funcionamento e abertos ao público. Aulas já foram desenvolvidas em quatro locais: minifazenda As Três Porquinhas (Estrada da Fazenda São Jeronimo), Sítio Recanto Gaúcho (Bairro Campo Novo – Estrada da Duroferro km 7), Restaurante Morro Grande (Bairro Morro Grande), Cachaça Barcellos (Estrada da Usina São João) e Sítio dos AssentamentosIII (Estrada
Assentamentos Rurais III – Estrada Rural dos Jacarandás).

No mês de abril, as aulas serão realizadas nos dias 26, 27 e 28, no mesmo local. O curso tem carga horária de 240 horas e será dividido em 10 módulos: 1) Oportunidades de Empreendimentos; 2) Identidade e Cultura; 3) Gestão de Empreendimentos Atrativos 4) Turísticos no Meio Rural; 5) Ponto de Venda de Produtos; 6) Meios de Hospedagem; 7) Meios de Alimentação; 8) Atendendo e Encantando o Cliente; 9) Resgate Gastronômico; e 10) Consolidação do Programa.

A iniciativa visa fomentar esta modalidade de turismo em Araras e conta com apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no Sindicato Rural de Araras, que fica na Rua Aimorés, 67, Vila Pastorello. O telefones são 3544-4129 e 3541-2936.

Horácio Busolin Júnior – Secom