Publicado em: 30/03/2016 às 12:41
Recapeamento será retomado na Avenida Marginal após instalação de bocas-de-lobo
Mais de 12 mil m² de asfalto já foram recuperados na região central da cidade

Os serviços de recapeamento asfáltico, que estavam sendo feitos na Avenida Dona Renata (Marginal), foram interrompidos para que a Prefeitura instale duas bocas-de-lobo em trecho próximo ao Empório Cosi. Eles serão retomados no local assim que a instalação dos dispositivos for concluída.

Enquanto isso, os trabalhos de recuperação asfáltica serão realizados em outras ruas previstas nesta fase de recapeamento da região central.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas explicou que os serviços precisavam ser feitos para evitar alagamentos em períodos de chuvas fortes, melhorando o escoamento da água de chuvas.

Ao todo, mais de 12 mil m² de asfalto, somando as ruas Albino Cardoso, Romildo Borella, Silvino Pontes e trecho da Avenida Dona Renata (Marginal), entre o McDonald’s e a saída para a Rodovia Anhanguera (sentido Leme), já foram recuperados.

De acordo com a Secretaria, o recape na região central contará ainda com mais uma etapa. As próximas vias a serem recuperadas estão sendo definidas por meio de estudo técnico e levantamento fotográfico – no caso, são escolhidas para os serviços as que estiverem mais deterioradas, prejudicando o trânsito de veículos.

A iniciativa faz parte da licitação aberta em janeiro para o recapeamento asfáltico de 200 mil m² de ruas e avenidas do município. O processo licitatório é realizado na modalidade pregão presencial – registro de preços, ou seja, a administração solicita os serviços de acordo com as necessidades. Os serviços são realizados pela empresa Terrapac, vencedora do certame.
Este ano, o recapeamento já foi realizado em 11 ruas de dois bairros da região nordeste: Jardins Santa Marta e Santa Efigênia. Esse pacote de obras ainda fez parte de licitação lançada em 2015.

No ano passado, os serviços foram realizados com recursos próprios da Prefeitura e contemplaram o recapeamento de ruas e avenidas de mais de 15 bairros da cidade.

Revitalização da Marginal
Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Araras intensificou o trabalho de revitalização da Avenida Dona Renata (Marginal). Em 2014, 32 mil m² de asfalto foram recapeados, além de outros serviços de infraestrutura urbana. A obra foi feita em duas etapas: a primeira etapa foi realizada na pista esquerda da via, no sentido Bairro/Centro, no trecho entre a rotatória da Avenida Maria Aparecida Muniz Michelin até as proximidades do antigo Curtume Graziano.

Já a segunda etapa da obra inclui o recapeamento na pista à direita do Ribeirão das Araras, no trecho entre a Delegacia de Polícia até as proximidades do Empório Cosi. Serão mais 11.649 mil m² de asfalto recapeados.

O projeto ainda contou com troca e duplicação da iluminação pública, manutenção dos passeios para caminhadas e reparos em guias e sarjetas.

Horácio Busolin Júnior/ Secom