Publicado em: 24/03/2016 às 11:11
Professores da rede municipal participam de palestra sobre Síndrome de Down
Evento marca as atividades da Semana da Síndrome de Down, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação Especial

Professores da rede municipal de ensino participaram na última terça-feira (22) da palestra Síndrome de Down e Possibilidades Educacionais, ministrada pela pedagoga Simone Silva, da Fundação Síndrome de Down de Campinas. A palestra abriu o debate sobre a síndrome e capacitou profissionais para aplicações pedagógicas em sala de aula.

O evento contou também com a presença dos secretários Eduardo de Moraes (Governo e Relações Institucionais) e Elizabeth Cilindri (Educação).

Antes da palestras, ainda houve apresentação cultural de alunos com deficiência da rede municipal de ensino.

A palestra integra a programação da Semana da Síndrome de Down, que inclui também panfletagem, ações de conscientização nas escolas municipais e reuniões de orientação e troca de experiência com pais de alunos com a síndrome.

As ações visam conscientizar a população sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março). O objetivo das atividades é conscientizar a população a respeito da síndrome, que apresenta como principal sintoma a deficiência intelectual dos indivíduos.

Em todo o mundo, a síndrome atinge uma em cada 700 crianças.
As atividades serão desenvolvidas para que quem tem a síndrome se integre ainda mais à sociedade, livre de preconceito.

Ainda na quarta-feira (23), durante todo o dia, foram realizadas atividades de conscientização em todas as escolas da rede municipal de ensino. No mesmo dia, às 14h, aconteceu café com pais de alunos com a Síndrome de Down, no Caee Ettore Zuntini, para trocas de experiências e depoimentos sobre a inclusão destes alunos na rede municipal de ensino.

Segundo as informações da Coordenadoria de Educação Especial, 20 alunos com Síndrome de Down estão matriculados na rede municipal de ensino, em unidades como as Emefs Tereza Collete Ometto (Jardim Nossa Senhora Aparecida) e Professor Joel Job Fachini (Jardim das Nações).

Sobre a Síndrome

A Síndrome de Down foi descoberta pelo médico britânico John Langdon Down em 1862 e é a primeira causa de deficiência intelectual de origem genética nas populações humanas. A síndrome é democrática, aparece em todas as etnias, religiões, classes sociais e econômicas e tem como causa a alteração genética em um dos 23 pares de cromossomos. Os indivíduos que possuem a síndrome apresentam algumas características em comum, como rosto arredondado, olhos puxados e certo atraso mental. A criança com a síndrome precisa ser estimulada desde o nascimento, na tentativa de barrar as limitações que essa doença genética oferece.

Mais informações sobre a Semana da Síndrome de Down podem ser obtidas pelo telefone 3543-8200.

Dia Internacional da Síndrome de Down
Entre os 365 dias do ano, o 21/03 foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas, no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

Horácio Busolin Júnior/ Secom