Publicado em: 21/03/2016 às 12:48
Semana da Água chama atenção para a economia dos recursos hídricos
Atividades tiveram início nesta segunda-feira (21), na sede do Saema; novo slogan da campanha de conscientização é “A economia precisa continuar”

Com uma programação repleta de atividades, a Semana da Água 2016 começou nesta segunda-feira (21), tendo como principal objetivo chamar atenção da população para a economia dos recursos hídricos no município.

A Semana da Água é uma realização do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) e do Departamento de Meio Ambiente, órgão vinculado à Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.

Na abertura da programação, realizada na sede do Saema, estiveram presentes o presidente do Saema, Felipe Beloto; o prefeito Nelson Brambilla; a secretária de Serviços Públicos, Sandra Orzari Milaré; e representantes dos setores da autarquia e do Departamento de Meio Ambiente.

Beloto relembrou a crise hídrica, enfrentada pelos ararenses em 2015, e a importância de mantermos a economia. “Hoje é um dia de conquista, saímos de um período de muita dificuldade com o racionamento e a falta de chuva. A força da campanha de conscientização realizada no ano passado nos ajudou a melhorar este quadro e, com a colaboração de toda a população, hoje respiramos aliviados. Agora, como diz nosso novo slogan, a economia precisa continuar”, disse.

Com o novo slogan “A economia precisa continuar” acompanhando a ideia “Água: Use, não abuse” utilizada no ano passado, a campanha ressurge ainda mais forte. Visitas no comércio local e em demais empresas da cidade estão programadas para acontecer entre os dias 21 e 24.

Durante as visitas, a comissão organizadora do evento envolverá empresários e a população em geral com dicas sobre economia de água e a importância de educarmos nossas crianças para proteger este recurso tão importante. A ação, denominada “Circuito Consciente”, terá reforço de material explicativo como folders e panfletos.

O prefeito Nelson Brambilla ressaltou que não devemos nos dedicar a economizar apenas nesta semana em que celebramos o Dia Mundial da Água, que será nesta terça-feira (22), mas, durante todo o ano. “O que aconteceu no ano passado ficará na história de Araras. Por isso, devemos trabalhar na economia durante todo o ano para garantirmos o abastecimento na cidade. A economia, se levada com dedicação e seriedade, é praticamente uma nova represa que teremos”, afirmou o prefeito.

Programação especial

Diversas atividades estão programadas para acontecer durante a semana, como a Biblioteca Itinerante, que ficará na Praça Barão de Araras até quinta-feira (24), das 9h ás 16h.

Além de espaço infantil que receberá crianças para realizarem desenhos com o tema da semana, haverá distribuição de mudas e espaço para leitura acompanhado de uma equipe que irá entreter as crianças com fantoches.

Concurso de frases

A programação também envolve a entrega de kit estudantis para alunos do município nesta terça-feira (22) – Dia Mundial da Água. A premiação ocorrerá para três alunos do ensino fundamental que tiverem suas frases com o tema “Por que precisamos economizar água?” selecionadas pelas escolas e pela comissão organizadora da Semana da Água 2016.

Na quinta (24), haverá ainda visitação na ETA (Estação de Tratamento de Água). Cidadãos que quiserem visitar o local devem ligar na sede do Saema para agendar - as vagas são limitadas.

Confira a programação completa
Terça-feira (22)
Cerimônia de Entrega de Prêmios do Concurso de Frases
Local: sede do SAEMA
Público: Aberto para ganhadores e acompanhantes
Descrição: Entrega dos três kits estudantis para os três alunos que tiveram suas frases sobre a água escolhidas.

Horário: 9h às 16h
Público: Visita à empresas do município para conscientização sobre o uso da água

Quarta-feira (23)

Quinta-feira (24)