Publicado em: 05/02/2016 às 17:13
Prefeitura vai ter que contratar empresa para fechar ‘cratera’ na Avenida Irineu Carrocci
Extensão dos danos na galeria pluvial é maior do que se esperava e reparos, bem como a recomposição do entorno e o fechamento do buraco dependem de máquinas que o município não possui; local teve sinalização reforçada devido aos riscos

A Prefeitura vai ter que contratar empresa para fechar a ‘cratera’ que se formou na avenida Irineu Carrocci, zona leste, após o rompimento de uma galeria de águas pluviais, na semana passada.

O dano foi percebido pelos funcionários do município antes mesmo da cratera ser constatada: primeiro, um buraco no asfalto, com aproximadamente 60 cm de diâmetro é que deu o alerta. Verificando mais atentamente, os funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas viram que na verdade, a área atingida pela erosão havia gerado um vazio de aproximadamente 7 metros de diâmetro por 5 metros de profundidade.

Uma vez retirado o asfalto que cobria toda a área que havia sofrido erosão, o local, que já havia sido interditado e recebido sinalização de segurança, passou a receber atenção especial. “Nós passamos a semana mexendo ali para avaliar a extensão do dano na galeria. Ela está numa profundidade bem significativa, cerca de seis metros abaixo do nível da rua. Nós teremos, inclusive, que reduzir essa profundidade no trecho que será refeito, de aproximadamente 15 metros”, explica Fábio Augusto Franco, arquiteto e secretário interino de Obras.

A sinalização no entorno da cratera foi reforçada na tarde desta sexta-feira. “Isolamos tudo, colocamos tela flexível, lona para amenizar o efeito de eventuais chuvas fortes, fechamos com tela, tomamos as medidas que eram possíveis de serem tomadas para o feriado de Carnaval”, garante ele.

Já na quarta-feira, será definida a forma mais ágil, dentro da lei, para contratar empresa que tenha o maquinário necessário para fazer o reparo e a reconstituição da área que sofreu erosão, bem como do asfalto. “Feita a contratação, que queremos que seja rápida, a obra em si também não deverá ser demorada. Estimamos que depois de contratada a empresa leve uma semana para fazer o trabalho”, disse ele.

A Prefeitura pede que pedestres e motoristas redobrem a atenção, evitem passar nas proximidades do trecho danificado, utilizando rotas alternativas. E também solicita aos moradores do entorno que acionem a Guarda Municipal caso percebam a movimentação ou atos de vandalismo envolvendo os materiais que estão sinalizando o entorno da cratera. A Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153, ou 3541-1532.

Secom/PMA