Publicado em: 05/02/2016 às 14:42
Corpo de Bombeiros alerta sobre risco de afogamentos durante o Carnaval
Objetivo é prever acidentes aquáticos durante o feriado prolongado; desinformação dos banhistas e abuso de álcool são algumas das causas de problemas

O Corpo de Bombeiros de Araras orienta a população sobre o risco de afogamentos durante o Carnaval, já que muitas pessoas vão aproveitar as altas temperaturas para nadar.

O objetivo é a prevenção de acidentes aquáticos durante o feriado prolongado. Segundo a Corporação, a desinformação dos banhistas, o abuso de bebidas alcoólicas, os locais impróprios para banho, a não utilização de equipamentos adequados e a falta de vigilância são as principais causas de problemas em praias, lagos, represas e piscinas, nessa época do ano.

“Com a chegada do verão, naturalmente temos mais pessoas buscando lazer em locais onde seja possível aliviar as fortes temperaturas. É justamente neste período, que vai desde o início das férias escolares até o Carnaval, em que se verifica um acréscimo significativo de mortes”, salientou o comandante do posto de Bombeiros de Araras e Rio Claro, 1º tenente PM Fábio Henrique Giovani.

Ele também reforça o apoio da população nesta campanha. “Visando evitar afogamentos, o Corpo de Bombeiros, além de investir todo seu potencial humano e material, deseja contar também com a colaboração da população”, finalizou.

Em caso de emergências durante o Carnaval, a população deve ligar no telefone 193.

Principais orientações do Corpo de Bombeiros:

Não permita que crianças entrem desacompanhadas e/ou sem supervisão de um adulto na água, seja no mar ou em outros locais, ainda que sejam piscinas infláveis.
Somente nas piscinas faça as crianças usarem boias infláveis para os braços, próprios para tal finalidade. Não use boias ou infláveis em áreas abertas, como praias e represas.
Não improvise boias com câmaras de ar, colchões infláveis ou outros objetos não recomendáveis para lazer em ambientes aquáticos, que transmitem uma falsa sensação de segurança.
Mantenha-se afastado das costeiras e pedras: você pode escorregar ou ser derrubado pelas ondas
Se você se sentir em perigo, não entre em pânico: tente boiar e peça ajuda
• Se estiver sendo arrastado por uma corrente para o mar, procure nadar paralelo ao alinhamento dos prédios que ficam de frente para o mar.
Não abuse do álcool, ele o faz perder a noção do perigo. Se beber, não entre na água.
Nas praias, obedeça as orientações nas placas de advertência e dos Guarda Vidas.
Evite entrada brusca na água após longa exposição ao sol, há risco de choque térmico e desmaio.
Comer demais e entrar na água é arriscado, pode haver congestão
Para utilizar embarcações, tais como motos aquáticas (Jet Ski), barcos, lanchas e outros, certifique-se das legislações existentes, bem como dos cuidados com a segurança, própria e dos banhistas próximos, nestes casos não deixe de usar coletes apropriados.
Em caso de chuva, não permaneça na água, seja no mar, piscinas, lagos, entre outros, pois há risco de raios, que podem ser fatais
Se houver possibilidade de forte chuva, procure manter-se em locais elevados, minimizando o risco de ser levado por enxurradas.
Evite se deslocar em locais de alagamento, pois podem existir buracos que não estejam visíveis.

Anderson Cândido/Secom
Com informações do Corpo de Bombeiros de Araras