Publicado em: 05/02/2016 às 12:17
Alunos do Insa apresentam projeto de robótica à Secretaria de Educação
Escola irá sediar, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, etapa do “First Lego League” - campeonato mundial de robótica

O projeto de robótica Ecobots Conscientes, desenvolvido por alunos do Insa (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora), foi apresentado a representantes da Secretaria Municipal de Educação na última quarta-feira (3).

A proposta do projeto é mostrar que a robótica aplicada à educação estimula o aprendizado por meio do uso de novas tecnologias e do incentivo à pesquisa, construindo experimentos. O termo “ecobots” relaciona os alunos da disciplina à preocupação com o ecossistema.

Sessenta estudantes das turmas de 5º ano do ensino fundamental do Insa trabalham na escola, desde março de 2015, na conscientização de crianças e adolescentes a respeito do problema do lixo.

A atividade é realizada dentro da disciplina de robótica, ministrada pelo professor Leonardo Curtolo Leandro, com o apoio da professora Eneida Maria Spatti, da disciplina de língua portuguesa.

Os estudantes apresentaram também a cartilha, que foi produzida durante o projeto e utilizada por todas as classes do Insa, em 2015. O material orienta como reduzir, reciclar e reutilizar o lixo produzido dentro do ambiente escolar. O objetivo dos alunos é ampliar o alcance do projeto e divulgá-lo para outras escolas da cidade.

O professor Leonardo sugeriu que a cartilha seja distribuída também nas escolas municipais e deixou um exemplar com a secretária de Educação, Elizabeth Carvalho Cilindri.
“Apresentamos agora o projeto para a Secretaria de Educação, sugerindo a sua adaptação às escolas municipais”, explicou o professor Leonardo, também técnico da equipe de alunos, denominada “Insabots”, que todo ano marca presença no “First Lego League”, campeonato mundial de robótica.

A secretária de Educação elogiou o projeto e firmou o compromisso de futuras parcerias com o grupo de alunos. “Gostamos muito do projeto e iremos estudar a possibilidade de distribuir a cartilha para os alunos das unidades da rede municipal de ensino. Parabéns aos alunos e professores envolvidos que estão preocupados em pensar soluções para resolver o problema do lixo e incentivar a reciclagem”, disse.

O Insa irá sediar, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, a etapa regional do “First Lego League” (campeonato mundial de robótica) com a participação de 70 equipes do Estado de São Paulo. O desafio será pensar em soluções para o problema do lixo.

A apresentação do projeto contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal Magda Regina Carbonero Celidorio e dos vereadores Breno Zanoni Cortella e Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê).

Horácio Busolin Júnior/ Secom
Com informações da Câmara Municipal de Araras