Publicado em: 05/02/2016 às 11:59
Médicos e enfermeiros passam por capacitação sobre diagnóstico da dengue
Objetivo do curso é aprimorar atendimento aos casos suspeitos e evitar que eles evoluam para formas graves e óbitos; atividade faz parte do cronograma da ações preventivas da Secretaria da Saúde

Médicos e enfermeiros da rede pública e particular de saúde de Araras participaram na última quinta-feira (4) da capacitação “Diagnóstico e manejo clínico da dengue” no Centro de Educação e Formação Continuada Dirçon Kammer/Polo da UAB.

A ação, que reuniu cerca de 60 profissionais que trabalham em unidades de saúde e hospitais como São Luiz e Unimed, além da Clínica Antonio Luiz Sayão, faz parte das atividades de combate à dengue, definidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo do curso é aprimorar o atendimento aos casos suspeitos de dengue e garantir o manejo e o tratamento adequado ao paciente, evitando a evolução para as formas graves e óbitos relacionados à doença.

A secretária de saúde, Vanda Pavan Bressan, destaca a importância da capacitação e o investimento em ações educacionais para os profissionais da saúde. “Este curso atende à necessidade constante de aperfeiçoamento dos profissionais de saúde em relação ao manejo de pacientes com dengue e a importância do diagnóstico precoce, evitando assim complicações da doença”, comentou.

O curso foi ministrado pelo enfermeiro Edson Roberto Muniz, do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos orientando médicos, enfermeiros para que se habilitem quanto ao diagnóstico precoce da doença e todos os procedimentos de conduta para quem apresenta sintomas característicos da dengue”, explica o enfermeiro.

De acordo com a secretária, o objetivo do treinamento é evitar o agravamento do quadro clínico da doença e o óbito. “Se diagnosticarmos a dengue, em sua fase inicial, podemos adotar condutas que impeçam a evolução dos sintomas e, consequentemente, o óbito do paciente. A dengue é uma doença perigosa que mata, mas, pode ser curada se descoberta em tempo e tratada adequadamente”.

Na próxima quarta-feira (10), líderes religiosos de Araras participam de capacitação sobre a dengue a partir das 8h30, também no Polo da UAB. “O objetivo é reforçar a importância para que eles sejam multiplicadores de orientações sobre o combate à doença entre os fiéis”, acrescentou Muniz.

Reforço nas equipes
A Secretaria Municipal de Saúde também vai reforçar as equipes de combate a endemias. Os novos agentes aprovados no concurso público serão contratados em breve.

O resultado e a classificação preliminares das provas objetivas do processo seletivo do concurso público para o cargo de agentes de endemias foram divulgados pela Prefeitura e estão disponíveis nos sites www.araras.sp.gov.br e www.concursosfaperp.com.br, da Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto), empresa responsável pela realização do processo seletivo – www.concursosfaperp.com.br. O material também foi publicado no Diário Oficial Eletrônico.

A população também pode conferir quem são os atuais integrantes das equipes no site da Prefeitura. Para conhecer os agentes, basta clicar no ícone “Combate a Endemias”, localizado junto a outros links de utilidade pública - como feiras livres, radares, guia do estudante, etc - no site da Prefeitura. É possível clicar na foto dos agentes para ampliá-la e verificar o nome do profissional. A medida visa dar mais segurança e tranquilidade à população, e garantir que os agentes tenham acesso às residências e demais imóveis para fazer o trabalho preventivo de combate à dengue.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o setor de controle de endemias, que funciona junto à Secretaria Municipal de Saúde, no CS2 Dr. João Geraldo Noronha, pelo telefone 3543-1522.

Renato Cozza/Secom