Publicado em: 29/01/2016 às 14:59
Mutirão da dengue acontece sábado no Residencial Prefeito Milton Severino
Nove casos de dengue já foram registrados este ano em Araras - sete deles são autóctones e dois, importados

O mutirão de combate à dengue acontece neste sábado (30) no Residencial Prefeito Milton Severino, na zona norte de Araras.

A ação começa às 8h e será realizada por agentes de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, que vão auxiliar no recolhimento de materiais que podem servir como criadouros do inseto, além de móveis velhos, pedaços de madeira e demais tipos de entulho.

A Secretaria de Serviços Públicos solicita que os moradores descartem esses objetos na frente da residência, no dia do mutirão.

Além disso, a Secretaria de Saúde também vai fazer ações educativas no local e os agentes de endemias estarão trabalhando no bloqueio e eliminação dos possíveis criadouros.

O mutirão, além de prevenir novos casos de dengue, visa conscientizar os moradores para que cooperem com a limpeza do bairro, evitando assim a proliferação do mosquito transmissor da doença. Durante a ação, serão distribuídos folhetos com o cronograma de 2016 para a colocação do entulho e também educativos orientando sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Casos de dengue
Araras registra nove casos de dengue este ano: sete autóctones e dois importados. Ao todo, 35 suspeitas já foram notificadas este ano na cidade – entre elas, além dos casos positivados, há 17 negativos e outras nove pessoas aguardando resultados de exames laboratoriais para diagnóstico. Em janeiro do ano passado, 18 casos foram diagnosticados (11 autóctones e 7 importados) na cidade.

Lei permite que agentes entrem em casas fechadas
Responsáveis por terrenos e edificações em Araras serão obrigados a manter os imóveis limpos e livres de criadouros de insetos – em especial, do Aedes aegypti - e não poderão impedir a entrada dos agentes da Divisão de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, sob o risco de serem notificados e multados.

As novas determinações constam da Lei nº 4.838, que dispõem sobre o Programa de Vigilância, Prevenção, Combate e Controle dos mosquitos transmissores da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A legislação institui mecanismos a serem adotados pela Secretaria Municipal de Saúde para combater a transmissão da doença, que incluem multas a infratores que não cumprirem as intimações iniciais, com valores que variam de R$ 500 a R$ 1.000, de acordo com o tipo da infração - leve, média ou grave. Outra medida é a autorização para que os agentes entrem em imóveis particulares onde a permissão não for possível, seja por recusa ou ausência do responsável.

Para garantir mais tranquilidade e segurança à população, a Prefeitura disponibilizou a foto e o nome dos agentes de combate a endemias, que trabalham nas ações preventivas, no site www.araras.sp.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3543-1522.

Como estão classificadas as infrações:
- Leve: 1 a 2 criadouros inadequados no mesmo imóvel, com aplicação de multa no valor de R$ 500,00
- Média: 3 a 4 criadouros inadequados no mesmo imóvel, com aplicação multa no valor de R$ 750,00
- Grave: 5 ou mais criadouros inadequados no mesmo imóvel, piscinas ou caixas d´água, com aplicação de multa de R$ 1.000,00.

Secom/PMA