Publicado em: 29/01/2016 às 11:25
Confira onde acontece a fiscalização por radares na próxima semana
Monitoramento ocorre nos períodos da manhã, tarde e noite, inclusive aos fins de semana e feriados

A lista com os locais onde acontece a fiscalização da velocidade por radares na próxima semana foi divulgada nesta sexta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).

O material, que informa também o limite de velocidade de cada via pública, está disponível para consulta no site da Prefeitura de Araras - www.araras.sp.gov.br.

O monitoramento é realizado por agentes de trânsito e ocorre nos períodos da manhã, tarde e também à noite - inclusive aos fins de semana.

O objetivo da medida é diminuir o número de acidentes no município e conscientizar a população sobre a importância do respeito às regras de trânsito.

Os locais de fiscalização foram definidos após levantamento técnico realizado pelo Departamento de Trânsito, que levou em conta fatores como incidência de acidentes e abusos de velocidade.

Infrações

O Código Brasileiro de Trânsito classifica como infração média, punível com multa de R$ 85,12 e anotação de quatro pontos na CNH, o excesso de velocidade até 20% superior à máxima permitida na via. Como infração grave, punível com multa de R$ 127,69 e anotação de cinco pontos na CNH, o excesso de velocidade entre 20% a 50% superior à máxima permitida.

Casos em que for constatado excesso de velocidade superior a 50% da máxima permitida na via são classificados como infração gravíssima, punível com multa de R$ 574,59 e anotação de sete pontos na CNH. Neste caso, poderá haver apreensão do documento de habilitação do motorista.

A legislação prevê ainda tolerância de 7 km/h nas aferições de velocidade até 100 Km/h. Por exemplo, se o limite na via pública for 50 Km/h, será considerada infração velocidade igual ou superior a 58 Km/h no local.

O Demutran alerta ainda que em nenhuma avenida ou rua do perímetro urbano do município é permitida velocidade superior a 60 km – apenas na Estrada Fábio da Silva Prado é permitida velocidade de 80 km/h.

Secom/PMA