Publicado em: 25/01/2016 às 11:01
Revitalização da Praça Jorge Assumpção inclui instalação de Terminal Rodoviário
Outro projeto previsto é a realização de uma série de melhorias, como instalação de novas academias de ginástica e de playground semelhante ao do Lago Municipal

O projeto de revitalização da Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1, prevê a instalação de um Terminal Rodoviário para atender os moradores da zona leste. Considerada como ponto estratégico na região, a praça irá receber um Terminal em área paralela à Avenida Augusta Viola da Costa, em frente ao Hipermercado Tiradentes.

O projeto da Secretaria de Planejamento prevê a construção de uma 3ª faixa de rolamento com capacidade para receber três ônibus do tipo articulado ou seis do tamanho tradicional. Para isso, será feito um recuo de aproximadamente quatro metros e também instalada uma alça de acesso de 87,31 metros de comprimento, com sinalização.

A licitação para a construção do Terminal, na modalidade Tomada de Preços, foi aberta na semana passada e o prazo para a entrega das propostas termina dia 10 de fevereiro.

As obras envolvem retirada do calçamento e de poste existentes no local, pavimentação da faixa de rolamento, que será de concreto, recomposição do passeio público e construção de uma área de espera de piso intertravado.

Outras intervenções estão previstas e visam preparar o espaço da praça para receber o terminal, como a instalação de guardrail - espécie de barreira de proteção – para garantir a segurança dos pedestres na entrada e saída dos ônibus.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade prevê um investimento de R$ 257.445,94, valor que pode cair após a licitação que deve ser aberta nos próximos dias.

“A construção deste terminal cumpre uma das principais metas do nosso governo. Com a construção de novos bairros, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, na região leste, estamos investindo na mobilidade urbana, dando mais comodidade à população que utiliza o transporte público diariamente para trabalhar e se locomover até o Centro ou outras regiões da cidade”, enfatizou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

A instalação dos abrigos de ônibus será coordenada pelo TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras).
Uma chamada pública foi realizada semana passada para contratar empresas interessadas em destinar à autarquia, sem ônus, pontos de ônibus. Em troca, a empresa terá o direito de explorar a publicidade nos abrigos, pelo período de quatro anos.

A chamada refere-se não só à instalação de pontos no Terminal da zona leste, mas também em outros pontos que serão definidos posteriormente pelo Departamento de Tráfego do TCA.

Praça Jorge Assumpção repaginada
A Prefeitura de Araras deve abrir, nas próximas semanas, outra licitação para execução da nova etapa do projeto de revitalização da Praça Jorge Assumpção.

Desta vez, a repaginação no espaço incluirá a construção de duas novas academias de ginástica ao ar livre, um novo playground semelhante ao do Lago Municipal, uma nova caixa de areia, novos banheiros masculino, feminino e um destinado a pessoas com deficiência e vestiários anexos ao campo de futebol com banheiros, além da instalação de nova iluminação, novo paisagismo e arborização, e bebedouros.

Uma das novidades será também a construção de um pátio para a realização de eventos, próximo ao Centro de Divulgação, Formação e Realização de Eventos de Turismo José Élio Dias. Outra intervenção que irá facilitar a mobilidade dos cidadãos é a construção de um acesso unindo a Praça à biblioteca do CEU José Olavo Paganotti.

A Praça Jorge Assumpção, uma das principais e mais movimentadas da região leste, vem recebendo atenção especial da administração. Além da instalação do CEU José Olavo Paganotti e do Centro de Turismo, o local também recebeu a implantação de 1.770 m² de novo calçamento do tipo bloquete (semelhante ao instalado no Lago Municipal), instalação de bancos, bicicletário, rampas de acessibilidade, além de trilhas táteis – tipo de piso que serve de guia para orientar deficientes visuais que transitam pelas calçadas.

Nas melhorias, foram investidos recursos do Governo Federal (Ministério das Cidades), com contrapartida da Prefeitura. A obra contou com recursos obtidos por meio de emenda parlamentar do deputado federal José Mentor, atendendo a pedidos do diretor do departamento de Obras e coordenador do CAM Guerino Bertolini, José Gonçalves Filho (Paraíba).

Além disso, em abril de 2014, foi trocado o gramado do campo de futebol do local, além de realizada pintura do campo e das traves, troca de redes, instalação de novo alambrado e manutenção geral da iluminação, com a instalação de novos postes e lâmpadas.

Horácio Busolin Júnior /Secom