Publicado em: 13/01/2016 às 15:19
Conselho de Turismo faz primeira reunião do ano e começa a definir Câmaras Temáticas
Essas câmaras são grupos que estão sendo criados dentro do órgão para atuar em setores específicos do desenvolvimento do turismo local; cidade conclui documentação para pedir título de “município de interesse turístico”

O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Araras fez esta semana sua primeira reunião ordinária do ano. Excepcionalmente realizada no Hotel Marques, no dia 11, a reunião, comandada pela presidente do órgão Ana Deguchi Martins, serviu para que os conselheiros tratassem, entre outros temas, do que está relacionado à formação das chamadas “Câmaras Temáticas”.

Trata-se de grupos que estão sendo criados com integrantes do Comtur para, internamente, ficarem responsáveis pelo trabalho relativo aos diversos segmentos específicos do desenvolvimento do turismo local.

Entre as que deverão ser criadas nas próximas semanas estarão, por exemplo, as câmaras temáticas de: 1) Promoção, Comunicação e Apoio à Comercialização; 2) Capacitação, Qualificação e Profissionais do Turismo; 3) Infraestrutura, Tendências, Financiamentos e Investimentos; 4) Normativa e 5) Segmentação e Regionalização.

Também na mesma reunião, os conselheiros discutiram a inserção de eventos com potencial turístico realizados em Araras num calendário de eventos turísticos que vem sendo elaborado pela Secretaria Estadual de Turismo.

Município de interesse turístico

A presidente Ana Deguchi aproveitou a reunião também para posicionar os conselheiros sobre o andamento do trabalho para transformar Araras em município de interesse turístico, título que é concedido mediante aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Se conseguir esse título, Araras poderá pleitear verbas estaduais e federais específicas para o fomento do turismo local. E o caminho para obtenção do título é a reunião de um grande conjunto de documentos comprovando diversas medidas no setor.

Ana Deguchi, que também é coordenadora de turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, relatou aos conselheiros que a coordenadoria conseguiu concluir toda a documentação que será entregue oficialmente nos próximos dias ao deputado estadual Ricardo Madalena, que atua no apoio ao desenvolvimento do turismo no interior. “Inclusive já mostramos a documentação para a assessoria do parlamentar, que está nos ajudando na conferência minuciosa para que a entrega oficial ocorra nas próximas semanas”, disse ela.

O parlamentar irá então atuar para que o Executivo estadual encaminhe o Projeto de Lei para a Alesp visando contemplar Araras com o título.

Entre os mais importantes documentos que são exigidos das cidades que pleiteiam o título de interesse turístico está o Plano Diretor de Turismo, que Araras concluiu e lançou no final do ano passado.

Secom/PMA