Publicado em: 18/12/2015 às 15:12
Apoio da Prefeitura garante estrutura ao Corpo de Bombeiros, diz tenente
Entrega de viaturas aconteceu na última quinta-feira (17),na sede da corporação

O apoio da Prefeitura de Araras, comprando equipamentos e veículos, auxiliando na alimentação, combustível e outros itens que são utilizados pelo Corpo de Bombeiros de Araras, tem garantido estrutura e condições de trabalho adequadas aos integrantes da corporação.

A afirmação é do 1º tenente PM Fábio Giovani, comandante do posto de Bombeiros do município. Giovani ressaltou a importância do papel desempenhado pela Prefeitura de Araras na manhã desta quinta-feira (17), quando o prefeito Nelson Dimas Brambilla entregou a ele as chaves de duas novas viaturas adquiridas pela administração municipal.

Dois Chevrolet modelo Cobalt foram adquiridos pela Prefeitura com recursos do Febom (Fundo Especial dos Bombeiros). Os veículos, já equipados, custaram o total de R$ 132 mil e servirão à corporação nas missões e tarefas em que não é nem viável nem prático colocar uma viatura de grande porte na rua.

“Esses carros nós vamos usar em tarefas administrativas, para viagens por motivos de cursos e treinamentos e também para as dezenas de visitas que fazemos a empresas e outros estabelecimentos a cada semana, para realizar vistorias e conceder laudos”, diz Giovani. “Um veículo menor é muito mais adequado para isso”, garante o tenente.

Ele declarou, ainda, que a parceria com a Prefeitura tem sido fundamental para o bom funcionamento das atividades dos bombeiros em Araras. “Não temos do que reclamar, temos tido nossos pedidos acolhidos e a Prefeitura tem nos dado atenção. Tanto que este ano recebemos vários equipamentos e materiais para o desempenho seguro das nossas funções”, afirmou.

Para o prefeito Brambilla, o investimento na estrutura do Corpo de Bombeiros de Araras, mais que uma obrigação amparada por convênio entre Estado e município, é uma questão estratégica e de respeito. “Nós andamos muito por aí e conversamos com diversos prefeitos. Nem todas as Prefeituras têm o mesmo cuidado, a mesma preocupação em manter a estrutura atualizada com o que há de melhor para garantir o trabalho dos bombeiros. Nós temos investido sempre, continuadamente, para que no momento em que a cidade precisa de vocês, e precisa sempre, vocês tenham como dar pronta resposta”, disse.

A Prefeitura contribui com recursos para manutenção do quartel do Corpo de Bombeiros por meio do Febom e também adquiriu, em junho deste ano, novos equipamentos de mergulho e de combate a incêndio. Entre os materiais estão máscaras, snorkel, nadadeiras e cilindros que são fundamentais para otimizar os trabalhos de mergulho que acontecem principalmente nas temporadas de verão.

Também chegaram lanternas táticas, importadas dos Estados Unidos, que auxiliam os bombeiros em ambientes fechados e escuros no combate a incêndios e operações noturnas, e alguns comunicadores chamados laringofones. Posicionados na região do pescoço do bombeiro, eles captam o som direto da laringe para que o profissional possa se comunicar com a central ou outro bombeiro, mesmo estando equipado com máscara de proteção respiratória.

Investindo na segurança e proteção dos bombeiros, foram adquiridas também duas calças para proteção quando estiverem operando motosserras. Elas possuem uma trama que trava a motosserra antes que ela possa ferir o bombeiro, caso ocorra algum acidente.

Também participaram da entrega o capitão Hugo Eduardo Barone, que comanda o Grupamento dos Bombeiros de Rio Claro, ao qual o posto de Araras é subordinado e o Major Rogério Vieira, que por vários anos foi comandante dos bombeiros ararenses.

Secom/PMA