Publicado em: 14/12/2015 às 12:58
Prefeitura adquire viaturas para o Corpo de Bombeiros de Araras
Foram investidos recursos próprios da administração no valor de R$ 132 mil; veículos estão expostos na Praça Barão e serão entregues nesta quinta-feira (17), às 11, na sede da corporação

A Prefeitura de Araras adquiriu duas viaturas do modelo Cobalt para o Corpo de Bombeiros de Araras. Os novos veículos foram adquiridos com recursos da Prefeitura de Araras, por meio do Febom (Fundo Especial dos Bombeiros). Foram investidos R$ 132.000,00 na compra das viaturas.

O tenente Fábio Henrique Giovani, que comanda o Corpo de Bombeiros de Araras, afirmou que as viaturas serão utilizadas para serviços administrativos, deslocamentos para cursos e atendimento de pequenas ocorrências, além de visitas para vistorias técnicas.

As viaturas estão expostas na Praça Barão de Araras e serão entregues nesta quinta-feira (17), às 11h, na sede da corporação.
A Prefeitura contribui com recursos para manutenção do quartel do Corpo de Bombeiros por meio do Febom e também adquiriu, em junho deste ano, novos equipamentos de mergulho e de combate a incêndio. Entre os materiais estão máscaras, snorkel, nadadeiras e cilindros que são fundamentais para otimizar os trabalhos de mergulho que acontecem principalmente nas temporadas de verão.

Também chegaram lanternas táticas, importadas dos Estados Unidos, que auxiliam os bombeiros em ambientes fechados e escuros no combate a incêndios e operações noturnas, e alguns comunicadores chamados laringofones. Posicionados na região do pescoço do bombeiro, eles captam o som direto da laringe para que o profissional possa se comunicar com a central ou outro bombeiro, mesmo estando equipado com máscara de proteção respiratória.

Investindo na segurança e proteção dos bombeiros, foram adquiridas também duas calças para proteção quando estiverem operando motosserras. Elas possuem uma trama que trava a motosserra antes que ela possa ferir o bombeiro, caso ocorra algum acidente.

Febom
O Febom é um convênio entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros, criado por lei, em 2002. Por ele, são repassados recursos mensais à corporação, destinados a cobrir despesas como alimentação, combustível, conservação de viaturas, compra de materiais, etc.

Horácio Busolin Júnior / Secom