Publicado em: 07/12/2015 às 11:24
Mais 59 famílias estão com as chaves da casa própria na mão, no Portal do Sol
Proprietários das unidades do 3º Módulo do residencial compareceram ao evento que marcou a entrega das moradias na zona leste, no último sábado

Mais 59 famílias de Araras estão com as chaves da casa própria nas mãos, no Residencial Portal do Sol, zona leste de Araras. As unidades do 3º módulo foram entregues oficialmente em evento realizado no próprio local, na manhã de sábado (5).

Praticamente todas as famílias proprietárias das casas compareceram e acompanharam o evento, marcado pela emoção tanto dos agentes públicos quanto dos beneficiados com as moradias.

As casas do Portal do Sol, que ficam vizinhas ao residencial Warley Colombini, na zona leste, integram o programa habitacional federal Minha Casa, Minha Vida, mas não são entregues por sorteio e sim comercializadas, numa transação normal via Portal da Casa Própria, com financiamento da Caixa Econômica Federal.

As famílias podem ter renda entre R$ 1.600,00 e R$ 3.900,00 e podem utilizar o FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) além de outros recursos próprios para compor a negociação, podendo receber subsídio do Minha Casa, Minha Vida no valor de até R$ 25 mil, conforme cada composição de contrato.

À Prefeitura, através da Emhaba (Empresa Municipal de Habitação de Araras) cabe nessa modalidade de empreendimento habitacional popular, ações decisivas para viabilizá-lo, tais como: aprovação, na Câmara, de alterações na Lei de Zoneamento para permitir que naquela área fossem construídas habitação de interesse social; a aprovação, também na Câmara, de alterações na Lei de Uso e Ocupação de Solo permitindo o fracionamento dos terrenos com frente mínima de oito metros por 20 metros de fundos (160 metros quadrados); a concessão de isenção de impostos para a construtora responsável, visando reduzir custos e todo o assessoramento junto ao Portal da Casa Própria e Caixa Econômica Federal visando a celeridade dos contratos e a concessão dos subsídios.

Durante a solenidade de entrega das casas, o gerente da Caixa em Araras, Rogério Alves, foi um dos que mais entusiasmou os novos proprietários das moradias. “Quero que desfrutem com muita saúde e alegria dessas casas que vocês estão conquistando. E se não tiverem dinheiro para fazer a churrasqueira, podem ir lá na Caixa que a gente empresta com muito prazer”, afirmou ele, acrescentando que a partir de agora, quer estreitar ainda mais os laços com os clientes. “Durante o pagamento do financiamento e sempre que precisarem, terão em nós amigos para orienta-los sempre da melhor forma possível”, declarou.

Os vereadores Marcelo de Oliveira e Breno Cortella também participaram da entrega. Falando pelo Legislativo, Breno falou da importância da decisão da administração municipal em construir moradias para os trabalhadores. “Esta é a diferença de uma administração que olha realmente para as necessidades das pessoas e trabalha para viabilizar soluções, fazendo, inclusive, os enfrentamentos necessários, já que nem todos concordam com os investimentos em casas populares”, lembrou.

O presidente da Emhaba, Jackson de Jesus, lembrou aos moradores a importância de valorizarem seu patrimônio. “A união dos esforços do poder público com os esforços de vocês resultou na conquista desse sonho. Agora cabe a vocês valorizarem seu patrimônio, serem bons parceiros enquanto vizinhos, tornando essas casas verdadeiros lares”, afirmou ele.

Desenvolvendo a região leste
O vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti lembrou a segurança que as famílias passam a ter com a casa própria. “Eu sou construtor, como todos sabem. E sei que uma casa própria dá à família muito mais tranquilidade. Vocês estarão pagando o que é seus. Isso faz toda a diferença”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Nelson Dimas Brambilla afirmou que acalentava havia muitos anos diversos sonhos para desenvolver a região leste. “Antes de sermos vice-prefeito e secretário de saúde, antes de 2000 portanto, já víamos a necessidade dessa imensa região da cidade ter seu próprio hospital. Aproveitamos a oportunidade quando ela surgiu, e trabalhamos para que isso se viabilizasse no Hospital Municipal Elisa Franchozza, construído porque o ex-prefeito Luiz Carlos Meneghetti confiou na nossa visão. Fizemos a ‘subprefeitura’, erguendo um prédio novo e confortável que abriga o Centro de Atendimento ao Munícipe Antonio Casadei, onde há agência do Banco do Brasil, Correios, atendimento social, entre outros. Tudo para valorizar esta região”, disse ele.

Keila Custódio, uma das proprietárias de unidade no residencial se disse emocionada. “É emocionante ouvir essas histórias sobre como o progresso dessa região foi pensado. Estou muito feliz por vir morar com minha família nesse residencial”, afirmou.
O prefeito pediu que os moradores do Portal do Sol se unam em associação. “Unam-se. Formem logo sua associação, continuem cobrando o poder público para que esta região tenha toda a atenção que merece”, alertou.

Brambilla também lembrou os proprietários de que uma nova creche está sendo construída com recursos estaduais no residencial Warley Colombini e que o TCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo) adquiriu quatro novos ônibus para reforçar os itinerários da região leste.

Ao todo, o Portal do Sol terá 694 casas. O empreendimento é dividido em cinco módulos, sendo o primeiro com 326, entregues em junho de 2015, o segundo com 120, entregues em setembro e as 59 entregues agora. Os dois últimos módulos terão 93 e 96 unidades, respectivamente, com entrega prevista para os primeiros meses de 2016.