Publicado em: 26/10/2015 às 12:37
Prefeitura abre concurso para gestores de escolas municipais
Inscrições podem ser feitas de 30 de outubro a 3 de dezembro pelo site http://www.concursosfaperp.com.br/araras; provas estão previstas para os dias 12 e 13 de dezembro

A Prefeitura de Araras abre nesta terça-feira (27) concurso público para contratação de diretores, vice-diretores, professores coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino para escolas municipais. Ao todo, são oferecidas 94 vagas para preenchimento dos cargos efetivos e formação de cadastro reserva.

As inscrições para o concurso podem ser feitas de 30 de outubro a 3 de dezembro pelo site http://www.concursosfaperp.com.br/araras. O processo seletivo será coordenado pela Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto), contratada por meio de licitação para realização do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 58.

O concurso terá prazo de validade de 2 anos e poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Prefetura de Araras, a contar da data de publicação de sua homologação.

Para o cargo de diretor são destinadas 27 vagas com carga horária de 40h e salário de R$ 3.279,55; para professor coordenador pedagógico (1), duas vagas com carga horária de 24h e salário de R$ R$ 1.560,55; para professor coordenador pedagógico (2), 37 com carga horária de 40h e salário de R$ 3.003,12; para supervisor de ensino, 8 com carga horária de 40h e salário de R$ 3.661,49; e por fim para vice-diretor são oferecidas 20 vagas com carga horária de 40h e salário de R$ R$ 3.003,12.

Os requisitos mínimos exigidos para cada cargo e demais detalhes podem ser consultados no edital do concurso que será publicado nesta terça-feira (27), na imprensa oficial e no Diário Oficial Eletrônico.

Plano de carreira

Atualmente, os gestores ocupam cargos de função de confiança e são eleitos por meio de votação dos professores efetivos e a equipe gestora da unidade escolar.

A contratação desses profissionais para cargos efetivos cumpre o que está no novo Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, sancionado pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla em agosto deste ano. Além da contratação de gestores, o novo estatuto também prevê a contratação de professor pedagógico com o mesmo salário do vice-diretor, avaliação da equipe de suporte pedagógico para fins de lotação a cada 3 anos, a contar depois do estágio probatório e a colocação de vices nas escolas que tenham mais de 200 alunos atendidos.

“Estamos cumprindo o que está no novo estatuto e o que foi solicitado pelos próprios professores da rede municipal nas várias conversas que tivemos para elaboração do estatuto. A medida irá permitir um plano de carreira mais sólido e com mais garantias no futuro para os gestores concursados”, explica Elizabeth Carvalho Cilindri, secretária de Educação.

O novo Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público Municipal foi alvo de longo período de discussões, em processo que envolveu representantes de escolas que, por sua vez, debateram artigo por artigo com seus pares na rede municipal de ensino. Todo o processo levou mais de cinco anos.

O novo Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público Municipal reincorpora vantagens salariais periódicas previstas no Estatuto do Servidor Público Municipal, eleva os percentuais de aumento conforme o professor avança nos estudos (conclusão de pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado), detalha condições para recesso escolar (fora férias legais), além de propiciar outros avanços.

A lista com mais de 40 exemplos dessas melhorias pode ser conferida no site da Prefeitura - www.araras.sp.gov.br.

Como será a prova?

O concurso será dividido em três fases: prova objetiva, prova discursiva e prova de títulos. A prova objetiva, por exemplo, vai avaliar as habilidades e conhecimentos teóricos necessários para o desempenho das atribuições dos cargos, tem caráter classificatório e eliminatório e será composta de 50 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada.

Já as provas discursivas serão compostas por uma questão discursiva (estudo de caso) e irão tratar de conteúdos referentes a conhecimentos específicos para cada cargo. O texto terá que ter extensão máxima de 40 linhas e mínima de 30.

Candidatos de nível superior que fizerem a prova objetiva terão que apresentar títulos para avaliação - somente os candidatos habilitados na prova objetiva poderão participar deste fase. Ainda segundo o edital, os títulos serão recebidos na mesma data da prestação da prova objetiva. Os horários e locais de apresentação dos títulos serão oportunamente divulgados por meio de edital de convocação.

A realização das provas objetivas está prevista para o dia 12 de dezembro, à tarde, para os cargos de vice-diretor e supervisor de ensino e no dia 13 de dezembro, de manhã, para cargos de diretor e coordenador pedagógico.

Horácio Busolin Júnior / Secom