CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR


O QUE É?
A Prefeitura de Araras em parceria com a UFSCar de Araras oferece o cursinho pré-vestibular gratuito, proporcionando uma preparação para o candidato ao ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e vestibulares.

QUAL A PROPOSTA DO CURSINHO NA CIDADE DE ARARAS?
O cursinho pré-vestibular é destinado às pessoas que atendam critérios de vulnerabilidade socioeconômica. O curso pré-vestibular da UFSCar tem mantido nos últimos anos, nos vestibulares das universidades públicas paulistas, uma média de aprovação de 25% a 30% dos estudantes que cursam até o final do ano letivo. A seleção anual entre os inscritos é baseada em uma análise socioeconômica (única fase eliminatória) e no desempenho em prova de conhecimentos gerais.

QUEM SÃO OS PROFESSORES?
Alunos dos cursos de graduação e professores do CCA (Centro de Ciências Agrárias) do campus de Araras.

QUEM PODE SE INSCREVER NO CURSINHO?
Qualquer cidadão de Araras que já concluiu o ensino médio ou alunos do 3º ano das escolas públicas.

ONDE FUNCIONA?
Centro de Educação e Formação Continuada “Prof. Dirçon Kammer” aos sábados no Campus da UFSCar em Araras

FIES - FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL


O QUE É?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares com cursos avaliados positivamente em processos conduzidos pelo MEC.

QUEM PODE SOLICITAR O FINANCIAMENTO?
Podem solicitar o financiamento pelo FIES os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam oferecidos por instituição de ensino superior participante do programa. O programa exige que o candidato tenha nota maior ou igual a 450 pontos na prova objetiva e superior a zero na redação para recorrer ao financiamento.

PROUNI - PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS


O QUE É?
O Programa Universidade para Todos (Prouni), é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

QUEM PODE CONCORRER ÀS BOLSAS?
Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

ONDE SE INSCREVER?
O processo seletivo do Prouni possui uma única etapa de inscrição. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni: http://siteprouni.mec.gov.br/

VENCE


O QUE É?
O programa, na modalidade Ensino Médio Concomitante à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, possibilita aos estudantes do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas estaduais obter, também, formação e certificado de um curso técnico.

QUEM PODE SE INSCREVER EM CURSOS DO VENCE ?
Podem se inscrever alunos da rede estadual que estejam cursando a 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio ou qualquer turma da EJA em qualquer município do Estado.

EM QUAIS CURSOS O ALUNO PODE SE INSCREVER?
Os candidatos podem se inscrever nos cursos técnicos listados no Catálogo de Cursos disponível no site da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br), na página do VENCE (aba “PROGRAMAS E PROJETOS”), ou diretamente no link www.vence.sp.gov.br.

PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA


O QUE É?
A finalidade é conceder bolsas de estudo em faculdades particulares a alunos de baixa renda em troca do desenvolvimento de atividades aos sábados e domingos por estes estudantes.

QUAL O OBJETIVO DO PROGRAMA?
O objetivo do programa é abrir as escolas, nos finais de semana, transformando-as em centros de convivência com atividades nas áreas esportiva, cultural, saúde e de qualificação para o trabalho.

COMO FUNCIONA?
Podem concorrer à bolsa somente alunos regularmente matriculados em um curso de graduação de Instituição privada de Ensino Superior conveniada com o Bolsa Universidade, que não recebe outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior e, principalmente, que tenha interesse e disponibilidade para participar das atividades do Programa Escola da Família. Saiba Mais pelo site o programa: www.escoladafamilia.fde.sp.gov.br

PRONATEC - PROG. NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉC. E EMPREGO


O QUE É?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica facilitando o acesso à educação profissionalizante.

ONDE SÃO OFERECIDOS OS CURSOS?
No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CURSOS?
Técnico para quem concluiu o ensino médio - com duração mínima de um ano.
Técnico para quem está matriculado no ensino médio - com duração mínima de um ano.
Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional - para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.

ONDE ESTUDAR?
- IFSP - Av. Nestlé, 58, Vl. Michelin (19) 3547-9696
- SENAI - R. Jarbas Leme de Godoy, 875 - José Ometto II (19) 3543-1760
- Colégio Dário Leite - Av. Leme, 67 Pq. das Árvores (19) 3541-5069
- Objetec - Av. Padre Alarico Zacharias, 1.526 - Jd. Belvedere (19) 3541-9338
- UnarTec – Av. Ernani Lacerda de Oliveira, 100 - Parque Santa Cândida (19) 3321-8000

FADE - FUNDAÇÃO ARARENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO


O QUE É?
A FADE – Fundação Ararense para o Desenvolvimento do Ensino, presta assistência financeira reembolsável a estudantes desprovidos de recursos e que pretendam cursar nível superior de Graduação, Pós-Graduação, Técnico ou profissionalizante.

COMO FUNCIONA?
A assistência financeira reembolsável compreende auxílio anuidade, moradia e transporte aos estudantes matriculados em instituições de ensino não gratuitas.
O estudante beneficiado com a assistência, reembolsará a FADE após um ano da conclusão do curso escolhido, em parcelas corrigidas mensalmente pelo IGPM (Índice Geral de Preços - Mercado), durante o mesmo período em que foi concedida a assistência financeira.