Twitter
RSS
Personalizar
Prefeitura de Araras

ESTADO DE SÃO PAULO

Município de Araras

Quarta-feira, 3 de Setembro de 2014 | 01:33

Inicial >> Notícias

Espaço Interativo
Prefeitura de Araras
Entre em contato!
Página InicialEntre em contato!

Plano Municipal de Gestão Energética será apresentado nessa quarta-feira
Objetivo é estabelecer metas e estratégias para a redução do consumo, além de planejar o uso eficiente de energia elétrica pela Prefeitura, Saema e TCA

Tamanho da letra
26/06/12 às 14:29

Permitir à Prefeitura de Araras acesso ao consumo de energia elétrica de cada setor da administração e estabelecer metas para o uso eficiente desse recurso. Esses são os objetivos do Plamge (Plano Municipal de Gestão Energética de Araras), que será apresentado nessa quarta-feira (27), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, a partir das 9h.

O Plamge vai funcionar como instrumento norteador da GEM (Gestão Energética Municipal), que possibilita estabelecer metas, objetivos e estratégias para a redução do consumo e planejar o uso eficiente de energia elétrica na administração municipal, ao mesmo tempo em que promove a criação e a capacitação da Ugem (Unidade de Gestão Energética).

Por meio deste instrumento, é possível monitorar o consumo de energia elétrica das repartições municipais e analisar a implicação técnico-econômica dos projetos eficientes levantados durante sua elaboração.

Em 2011, o município foi incluído no Programa de Eficiência Energética da Concessionária de Energia Elektro, que investe anualmente parte de sua receita em ações de combate ao desperdício. Entre os 228 municípios que fazem parte da área de concessão da Elektro, apenas quatro foram escolhidos: São João da Boa Vista, Tatuí, Atibaia e Araras.

O projeto tem como objetivo desenvolver a cultura de eficiência energética no município, mostrando sua importância para a Prefeitura, sociedade e meio ambiente.

A GEM constitui-se em um instrumento de gestão dedicado à racionalização dos gastos com energia e está integrada à política de modernização administrativa da Prefeitura.

O diretor-coordenador do Doac (Departamento de Ouvidoria, Auditoria e Corregedoria) e coordenador geral da GEM, Oswaldo Salviatto Junior, destacou as ações efetivas que a Prefeitura realizou durante a implantação do projeto.

“A cidade vem realizando investimentos com recursos próprios nesta área, com a finalidade de colher resultados positivos na economia e eficiência de energia. A parceria com a Elektro possibilitou medidas efetivas e essenciais, como a modernização da luminária e lâmpadas eficientes nas escolas municipais e a implantação do novo sistema de captação de água na Represa “Hermínio Ometto””, explicou Salviatto.

Ele também frisou a realização do projeto “Elektro nas Escolas”, realizado em parceira com a Elektro e a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa tem como objetivo treinar 75 professores da rede pública municipal para ensinar seus alunos, do 1ª ao 9º ano, a usar de forma segura e eficiente a energia elétrica.

“O projeto é fantástico e possibilita a formação de cidadãos conscientes sobre o uso da energia elétrica para o futuro”, destacou Júnior.

Além da capacitação dos professores, feita gratuitamente pela Elektro, as escolas também recebem um kit com o material para o treinamento das crianças do ensino fundamental.

 

 Horácio Busolin Júnior - Secom

 
Espaço Interativo
Opções do Site

Escolher tema do site:


Biblioteca Municipal

Selecionar

Igreja Matriz

Selecionar

Praça Barão

Selecionar

Casa da Cultura

Selecionar

Padrão

Selecionar
 
Eventos de Araras
74º SAAP Contemporâneo
Diario Oficial Eletronico
Saema TCA - Transportes Coletivos de Araras AraprevNFe / ISS Eletrônico Câmara Municipal de ArarasUAB Novo Estatuto do ServidorFeira Livre Projovem Urbano Araras Casa dos Conselhos Concurso Público Processo Seletivo Guia Farmacêutico Fiscalização de trânsito por radares móveis Precatórios Câmara de Conciliação Ponto de Cultura
Informativo Municipal

Receba diariamente as principais notícias de Araras em seu email!

Nome:
Email:

Clique para mais informações

Município de Araras - Rua Pedro Álvares Cabral, 83 - (19) 3547 3000

© Regras de Uso | Site desenvolvido pela Secom

Diminuir o tamanho da letra Aumentar o tamanho da letra