Twitter
RSS
Personalizar
Prefeitura de Araras

ESTADO DE SÃO PAULO

Município de Araras

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014 | 05:31

Inicial >> Notícias

Espaço Interativo
Prefeitura de Araras
Entre em contato!
Página InicialEntre em contato!

Araras terá mais 592 vagas para cursos de qualificação no 2º semestre
Prefeitura inicia nova parceria para cursos de qualificação, oferecidos em parceira com a Sert, com previsão de início para agosto

Tamanho da letra
04/05/11 às 16:44

Mais 592 vagas serão abertas em Araras no segundo semestre desse ano para novos cursos profissionalizantes oferecidos pelo sistema “S” (Senai, Senac e Sesi) e Centro Paula Souza, segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda.

Hoje em dia, 400 pessoas já estão participando de cursos de qualificação na unidade do Senai de Araras, que visam beneficiar quem está desempregado e também aqueles que buscam uma requalificação no mercado de trabalho ou ainda o primeiro emprego.

Os cursos são oferecidos por meio do PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional), implantado graças à parceria entre a Prefeitura Municipal e a Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho).

Com essa iniciativa, a Prefeitura Municipal visa incorporar políticas sociais de apoio à economia solidária. “Para combinarmos geração de empregos, qualificação profissional e educação, precisamos aliar os investimentos sociais ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico pelo qual passa o país neste momento”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento, Leonardo Dias.

Estão previstos cursos para soldador, alimentador de linha de produção, operador de empilhadeiras, pedreiro, cozinheira, manicure, cabeleireiro, pintor predial, vendedor de comércio varejista, assistente administrativo, faxineira (secretária do lar) e operador de caixa. “Os novos cursos têm previsão para iniciarem em agosto desse ano”, disse Dias.

Em março, teve início a primeira etapa dos cursos profissionalizantes na unidade do Senai de Araras. A formatura desta turma deve acontecer em junho. “Já estamos encaminhando os currículos desses alunos para empresas que buscam o perfil deles”, afirmou Dias.

 

Pré-inscrições

Os interessados podem fazer a pré-inscrição no PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) de Araras, que fica no Centro de Atendimento ao Munícipe “Antonio Casadei”, que fica na Avenida Zurita, 681, Belvedere, ou no site do Emprega São Paulo - https://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/imoweb/index.jsp. Os munícipes devem estar munidos de RG, CPF e carteira de trabalho.

A seleção será feita de acordo com os pré-requisitos da Sert, como estar desempregado ou não ter tido a chance de se qualificar profissionalmente. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3544-8544 e 3544-8538.

Os cursos promovidos pelo Emprega São Paulo são gratuitos, possuem carga-horária de 230 horas, certificados para os concluentes, material didático e são oferecidos pelas unidades do sistema “S”.

 

Fórum Social e do Trabalho

Na segunda (2) e terça-feira (3), o secretário Leonardo Dias participou do Fórum Social e do Trabalho, realizado no Centro de Convivência Cultural de Campinas/SP, ao lado do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia (PPS), que viabilizou os recursos para o investimento em novos cursos de qualificação para o município.

“No fórum, foram abordados temas como qualificação profissional e inclusão dos trabalhadores no mercado”, afirmou Dias.
Além de autoridades do sistema “S” e do Centro Paula Souza, estavam presentes ao evento também a responsável pelos cursos de capacitação e qualificação profissional de Araras, Ana Aparecida Deguchi Martins; o prefeito de Campinas/SP, Dr. Hélio de Oliveira Santos; o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi; o secretário municipal de Trabalho e Renda de Campinas/SP, Sebastião Arcanjo, entre outros.

Um dos incentivos proporcionados pelo PEQ é a bolsa-auxílio de R$ 210 mensais, além de R$ 100 em vale-transporte e lanche no intervalo das aulas. A verba é repassada pelo governo estadual.

O benefício da bolsa-auxílio fornecido aos alunos do curso do Senai foi solicitado pela Prefeitura de Araras e concedido pelo secretário estadual Davi Zaia, que se reuniu com o prefeito Dr. Nelson Brambilla e o secretário Leonardo Dias para discutir o assunto.

Secom / PMA

 
Espaço Interativo
Opções do Site

Escolher tema do site:


Biblioteca Municipal

Selecionar

Igreja Matriz

Selecionar

Praça Barão

Selecionar

Casa da Cultura

Selecionar

Padrão

Selecionar
 
Eventos de Araras
IPTU 2014
Saema TCA - Transportes Coletivos de Araras AraprevNFe / ISS Eletrônico Câmara Municipal de ArarasUAB Novo Estatuto do ServidorFeira Livre Projovem Urbano Araras Casa dos Conselhos Concurso Público Processo Seletivo Guia Farmacêutico Fiscalização de trânsito por radares móveis Precatórios Câmara de Conciliação Ponto de Cultura
Informativo Municipal

Receba diariamente as principais notícias de Araras em seu email!

Nome:
Email:

Clique para mais informações

Município de Araras - Rua Pedro Álvares Cabral, 83 - (19) 3547 3000

© Regras de Uso | Site desenvolvido pela Secom

Diminuir o tamanho da letra Aumentar o tamanho da letra