Twitter
RSS
Personalizar
Prefeitura de Araras

ESTADO DE SÃO PAULO

Município de Araras

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014 | 20:47

Inicial >> Notícias

Espaço Interativo
Prefeitura de Araras
Entre em contato!
Página InicialEntre em contato!

17º Cortejo “Águas de Oxalá” acontece nesse final de semana
Evento começa no sábado (29) com oficinas de brincadeiras infantis e tenda de formação; no domingo (30), haverá lavagem de escadaria

Tamanho da letra
26/01/11 às 11:11

Um evento especial celebra a cultura e as religiões de origem africana nesse final de semana. O 17º Cortejo “Águas de Oxalá” envolve atividades no Assentamento Rural Araras III, que fica na zona leste, e também a tradicional lavagem da escadaria da Igreja de Santa Cruz, na região central. Todos os eventos são gratuitos e abertos à população.

Organizado pela Sociedade Religiosa Ylê Axé de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro e a Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, o evento tem início no sábado (29) com o 2º Tefokafumi (Tenda de Formação e Cidadania Kafu Milode), que acontece no Assentamento Rural Araras III.

O público poderá participar de oficinas de brincadeiras infantis, a partir das 10h, e também de formação – Religiosidade e Cidadania, a partir das 14h.

“Vamos refletir como nós, das religiões de matriz africana, podemos interferir para construir uma sociedade mais fraterna”, explicou o professor Élvio Aparecido Mota, um dos coordenadores do Ylê.

A programação segue também no domingo (30). A partir das 9h, seguidores e simpatizantes das religiões afro-brasileiras se concentram no Calçadão “Monsenhor Quércia”. De lá, o cortejo segue em direção à Igreja de Santa Cruz, que fica na Rua Santa Cruz, no Centro.

No local, além de cânticos e louvação aos Orixás, os religiosos também farão a lavagem da escadaria e do entorno da capela – as atividades estão previstas para começar às 10h.

“As Águas de Oxalá marcam o fim de uma etapa e o começo de outra. Estamos agradecendo as águas que se passaram e pedindo toda a firmeza e axé para as águas que virão”, acrescentou Élvio, lembrando ainda que o evento também representa a luta contra o racismo e a intolerância religiosa.

Em Araras, o Cortejo teve início ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro, coordenado por Neuza Maria Pereira Lima.

Em anos anteriores a lavagem da escadaria acontecia aos pés da imagem do Cristo Redentor, no Jardim São João. Essa tradição chegou a ser esquecida por alguns anos, em função do falecimento de Adailton. No entanto, tempos mais tarde, com o apoio da Prefeitura de Araras, o ato foi retomado e a lavagem passou para a Capela de Santa Cruz.

 

Fórum Regional

As atrações do 17º Cortejo continuam também na tarde desse domingo (30). A partir das 13h, o público pode seguir para o Assentamento Araras III, onde haverá um almoço comunitário.
Em seguida, acontece a 2ª reunião do Fórum Regional das Religiões de Matriz Africana. O evento está previsto para começar às 14h e vai reunir representantes de várias cidades do Estado.



Confira a programação completa do 17º Cortejo “Águas de Oxalá”

Sábado (29)
2º Tefokafumi
Assentamento Rural Araras III
10h às 19h: oficinas de brincadeiras infantis
14 às 19h: oficina de formação – Religiosidade e Cidadania

Domingo (30)
17º Cortejo “Águas de Oxalá”
9h: saída do Calçadão “Monsenhor Quércia“, em direção à Igreja de Santa Cruz
10h às 13h: cânticos, louvação aos Orixás e lavagem da escadaria e do entorno do local
14h às 19h: reunião do Fórum Regional das Religiões de Matriz Africana

Secom / PMA

 
Espaço Interativo
Opções do Site

Escolher tema do site:


Biblioteca Municipal

Selecionar

Igreja Matriz

Selecionar

Praça Barão

Selecionar

Casa da Cultura

Selecionar

Padrão

Selecionar
 
Eventos de Araras
Oficinas Regionais para Revisão do Plano Diretor
Diario Oficial Eletronico
Saema TCA - Transportes Coletivos de Araras AraprevNFe / ISS Eletrônico Câmara Municipal de ArarasUAB Novo Estatuto do ServidorFeira Livre Projovem Urbano Araras Casa dos Conselhos Concurso Público Processo Seletivo Guia Farmacêutico Fiscalização de trânsito por radares móveis Precatórios Câmara de Conciliação Ponto de Cultura Emhaba
Informativo Municipal

Receba diariamente as principais notícias de Araras em seu email!

Nome:
Email:

Clique para mais informações

Município de Araras - Rua Pedro Álvares Cabral, 83 - (19) 3547 3000

© Regras de Uso | Site desenvolvido pela Secom

Diminuir o tamanho da letra Aumentar o tamanho da letra