Twitter
RSS
Personalizar
Prefeitura de Araras

ESTADO DE SÃO PAULO

Município de Araras

Terça-feira, 31 de Maio de 2016 | 20:42

Inicial >> Notícias

Espaço Interativo
Prefeitura de Araras
Entre em contato!
Página InicialEntre em contato!

Prefeito confirma pagamento do IVPE e fala sobre visita à Faculdade de Medicina
Durante o programa “Fala Prefeito” desta sexta-feira (21), Nelson Dimas Brambilla falou ainda sobre assuntos como FMC e IPTU

Tamanho da letra
21/03/14 às 17:25

O prefeito Nelson Dimas Brambilla retomou o programa “Fala Prefeito” nesta sexta-feira (21), pela Rádio Clube Ararense, abordando temas variados.

O programa irá ao ar sempre às sextas-feiras, das 11h às 12h, e é apresentado pelo jornalista e secretário municipal de Comunicação Social e Institucional da Prefeitura, Rafael Faria.

Durante o programa, o prefeito falou também sobre melhorias nas áreas de saúde e educação e, em primeira mão, confirmou que a Prefeitura fará o pagamento do IVPE (Índice de Valorização do Profissional da Educação) aos professores da rede municipal de ensino.

“Professor tem a vocação de ensinar, de formar caráter, ética e conhecimentos. Sem professor não se faz educação, e por isso, fizemos questão de pagar essa gratificação inédita na cidade”, completou.

Ele também ressaltou que o dinheiro virá do Governo Federal, por meio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

“Essa gratificação é específica aos educadores da rede municipal porque é um recurso que vem do Governo Federal, via Fundeb, especificamente pra isso. Construímos novas unidades, ampliamos o número de vagas em creches, reformamos escolas, buscamos parcerias para a vinda do novo Senai, da Fatec e do IFSTP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo). Vamos agora valorizar nossos professores e o IVPE é o primeiro passo para isso”, analisou Brambilla.

O decreto que regulamenta o IVPE de 2014 será publicado neste sábado (22), na imprensa oficial, e também estará disponível no site da Prefeitura – www.araras.sp.gov.br.

De acordo com o documento, o valor do índice, relativo ao exercício de 2013, corresponderá a, no máximo, a R$ 1.000,00. Além disso, o IVPE será calculado com base apenas no critério de assiduidade, ou seja, o pagamento será proporcional aos dias trabalhados no ano passado.

Cumprindo a lei, não receberá valor relativo ao IVPE o professor que tiver falta injustificada ou foi punido com advertência ou suspensão no ano letivo.

“Por enquanto, não pagaremos o índice em sua totalidade, pois a lei é recente e os professores precisam cumprir os outros requisitos solicitados no decorrer deste ano letivo de 2014, de acordo com a lei que institui o IVPE”, afirmou o prefeito.

Faculdade de Medicina

Outra novidade anunciada pelo prefeito diz respeito à vinda da Faculdade de Medicina para Araras. De acordo com Brambilla, entre os meses de abril e maio, uma comissão de especialistas do MEC (Ministério da Educação) vai visitar a cidade para verificar a infraestrutura e os projetos realizados na área.

“Estou muito confiante que Araras será aprovada e ganhará, em breve uma Faculdade de Medicina”, disse o prefeito.

Em dezembro de 2013, Araras foi pré-selecionada entre 42 municípios para receber a implantação do curso de graduação em medicina, que será ministrado por instituições particulares de ensino superior. A lista foi divulgada pelo Ministério da Educação, em portaria publicada no "Diário Oficial da União".

Quanto ao requisito de estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde, o município possui pontos bem positivos. Atualmente, a cidade possui 23 PSFs, 4 UBS (Unidade Básica de Saúde), o Caem (Centro de Atendimento de Especialidades Médicas) “Nelson Salomé”, além dos hospitais “São Luiz” e “Elisa Sbrissa Franchozza”, que atendem a rede pública, e da UPA (Unidade de Pronto-atendimento), que está sendo implantada no hospital municipal.

Outros assuntos
Durante o programa, o prefeito ainda falou sobre a instalação da empresa FMC Agricultural Solutions na cidade, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o funcionamento da unidade do Poupatempo, que iniciou suas atividades em caráter experimental na última quarta-feira (19).

“Este programa é uma prestação de contas à população do que está sendo realizado na cidade pela administração municipal. É uma obrigação da administração municipal ouvir a população, ampliando este contato com as pessoas”, finalizou Brambilla.

Horácio Busolin Júnior/Secom

 
Espaço Interativo
Opções do Site

Escolher tema do site:


Biblioteca Municipal

Selecionar

Igreja Matriz

Selecionar

Praça Barão

Selecionar

Casa da Cultura

Selecionar

Padrão

Selecionar
 
Iluminação Pública

Município de Araras - Rua Álvares Cabral, 83 - (19) 3547 3000

© Regras de Uso | Site desenvolvido pela Secom

Diminuir o tamanho da letra Aumentar o tamanho da letra