Twitter
RSS
Personalizar
Prefeitura de Araras

ESTADO DE SÃO PAULO

Município de Araras

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014 | 08:06

Inicial >> Notícias

Espaço Interativo
Prefeitura de Araras
Entre em contato!
Página InicialEntre em contato!

Prefeito confirma pagamento do IVPE e fala sobre visita à Faculdade de Medicina
Durante o programa “Fala Prefeito” desta sexta-feira (21), Nelson Dimas Brambilla falou ainda sobre assuntos como FMC e IPTU

Tamanho da letra
21/03/14 às 17:25

O prefeito Nelson Dimas Brambilla retomou o programa “Fala Prefeito” nesta sexta-feira (21), pela Rádio Clube Ararense, abordando temas variados.

O programa irá ao ar sempre às sextas-feiras, das 11h às 12h, e é apresentado pelo jornalista e secretário municipal de Comunicação Social e Institucional da Prefeitura, Rafael Faria.

Durante o programa, o prefeito falou também sobre melhorias nas áreas de saúde e educação e, em primeira mão, confirmou que a Prefeitura fará o pagamento do IVPE (Índice de Valorização do Profissional da Educação) aos professores da rede municipal de ensino.

“Professor tem a vocação de ensinar, de formar caráter, ética e conhecimentos. Sem professor não se faz educação, e por isso, fizemos questão de pagar essa gratificação inédita na cidade”, completou.

Ele também ressaltou que o dinheiro virá do Governo Federal, por meio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

“Essa gratificação é específica aos educadores da rede municipal porque é um recurso que vem do Governo Federal, via Fundeb, especificamente pra isso. Construímos novas unidades, ampliamos o número de vagas em creches, reformamos escolas, buscamos parcerias para a vinda do novo Senai, da Fatec e do IFSTP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo). Vamos agora valorizar nossos professores e o IVPE é o primeiro passo para isso”, analisou Brambilla.

O decreto que regulamenta o IVPE de 2014 será publicado neste sábado (22), na imprensa oficial, e também estará disponível no site da Prefeitura – www.araras.sp.gov.br.

De acordo com o documento, o valor do índice, relativo ao exercício de 2013, corresponderá a, no máximo, a R$ 1.000,00. Além disso, o IVPE será calculado com base apenas no critério de assiduidade, ou seja, o pagamento será proporcional aos dias trabalhados no ano passado.

Cumprindo a lei, não receberá valor relativo ao IVPE o professor que tiver falta injustificada ou foi punido com advertência ou suspensão no ano letivo.

“Por enquanto, não pagaremos o índice em sua totalidade, pois a lei é recente e os professores precisam cumprir os outros requisitos solicitados no decorrer deste ano letivo de 2014, de acordo com a lei que institui o IVPE”, afirmou o prefeito.

Faculdade de Medicina

Outra novidade anunciada pelo prefeito diz respeito à vinda da Faculdade de Medicina para Araras. De acordo com Brambilla, entre os meses de abril e maio, uma comissão de especialistas do MEC (Ministério da Educação) vai visitar a cidade para verificar a infraestrutura e os projetos realizados na área.

“Estou muito confiante que Araras será aprovada e ganhará, em breve uma Faculdade de Medicina”, disse o prefeito.

Em dezembro de 2013, Araras foi pré-selecionada entre 42 municípios para receber a implantação do curso de graduação em medicina, que será ministrado por instituições particulares de ensino superior. A lista foi divulgada pelo Ministério da Educação, em portaria publicada no "Diário Oficial da União".

Quanto ao requisito de estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde, o município possui pontos bem positivos. Atualmente, a cidade possui 23 PSFs, 4 UBS (Unidade Básica de Saúde), o Caem (Centro de Atendimento de Especialidades Médicas) “Nelson Salomé”, além dos hospitais “São Luiz” e “Elisa Sbrissa Franchozza”, que atendem a rede pública, e da UPA (Unidade de Pronto-atendimento), que está sendo implantada no hospital municipal.

Outros assuntos
Durante o programa, o prefeito ainda falou sobre a instalação da empresa FMC Agricultural Solutions na cidade, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o funcionamento da unidade do Poupatempo, que iniciou suas atividades em caráter experimental na última quarta-feira (19).

“Este programa é uma prestação de contas à população do que está sendo realizado na cidade pela administração municipal. É uma obrigação da administração municipal ouvir a população, ampliando este contato com as pessoas”, finalizou Brambilla.

Horácio Busolin Júnior/Secom

 
Espaço Interativo
Opções do Site

Escolher tema do site:


Biblioteca Municipal

Selecionar

Igreja Matriz

Selecionar

Praça Barão

Selecionar

Casa da Cultura

Selecionar

Padrão

Selecionar
 
Eventos de Araras
Oficinas Regionais para Revisão do Plano Diretor
Diario Oficial Eletronico
Saema TCA - Transportes Coletivos de Araras AraprevNFe / ISS Eletrônico Câmara Municipal de ArarasUAB Novo Estatuto do ServidorFeira Livre Projovem Urbano Araras Casa dos Conselhos Concurso Público Processo Seletivo Guia Farmacêutico Fiscalização de trânsito por radares móveis Precatórios Câmara de Conciliação Ponto de Cultura Emhaba
Informativo Municipal

Receba diariamente as principais notícias de Araras em seu email!

Nome:
Email:

Clique para mais informações

Município de Araras - Rua Pedro Álvares Cabral, 83 - (19) 3547 3000

© Regras de Uso | Site desenvolvido pela Secom

Diminuir o tamanho da letra Aumentar o tamanho da letra