Twitter
RSS
Personalizar
Prefeitura de Araras

ESTADO DE SÃO PAULO

Município de Araras

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014 | 20:45

Inicial >> Notícias

Espaço Interativo
Prefeitura de Araras
Entre em contato!
Página InicialEntre em contato!

Alunos iniciam cursos de capacitação profissional no Centro de Turismo
Prefeito deu boas vindas aos munícipes que iniciaram nesta terça-feira (27) aulas de culinária, artesanato e costura

Tamanho da letra
27/08/13 às 17:07

Alunos matriculados nos cursos de capacitação profissional, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Araras no Centro de Divulgação, Formação e Realização de Eventos de Turismo “José Elio Dias”, na zona leste, deram o primeiro passo se preparar para o mercado de trabalho.

A aula inaugural aconteceu nesta terça-feira (27) e contou com a participação do prefeito Nelson Dimas Brambilla, da primeira-dama Elaine Brambilla e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda Leonardo Dias, que deram as boas vindas aos alunos dos cursos de Técnicas de Confeitaria, Confeccionista de Patchwork e Técnicas Básicas de Patchwork.

As aulas são realizados em salas que foram equipadas de acordo com a necessidade de cada curso - uma delas possui máquinas de costura; outra utensílios para artesanato. Há ainda uma cozinha piloto que foi montada no prédio para os cursos de culinária e uma sala multiuso, onde os alunos vão receber consultoria especializada do Sebrae sobre empreendedorismo, às sextas-feiras.

Nesta terça-feira, eles foram informados sobre o cronograma de aulas e também receberam apostilas dos cursos que serão ministrados pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), por meio de convênio com a administração municipal.

A coordenadora do Senac Rio Claro, Maria Cristina Degli Esposti, reforça que é importante que os alunos evitem faltas desnecessárias. “Para retirar o certificado, é necessário que os alunos tenham no mínimo 75% de frequência nas aulas. Esse curso será essencial para que os participantes adquiram valor agregado ao seu currículo, para estarem preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, disse.

A primeira-dama Elaine Brambilla parabenizou o esforço de todos os alunos e disse que a sociedade precisa de pessoas interessadas em crescer profissionalmente.

“Não podemos ter pressa para conquistar o sucesso. Basta termos calma e construirmos a estrutura e base de conhecimento, para depois colhermos os frutos no futuro”, disse.

“O conhecimento abre portas e oportunidades para a garantia de emprego e melhorias na renda”. Com essas palavras o prefeito Nelson Dimas Brambilla deu as boas vindas aos alunos.
“Por mais que vocês encontrem dificuldades no decorrer do curso, peço que não desistam. Se vocês mostrarem interesse, poderemos realizar mais investimentos para trazer cursos mais avançados e oferecer vagas no futuro, também no período noturno”, adiantou o prefeito.

Além disso, Brambilla também reforçou que a intenção da administração é fomentar entre os alunos a possibilidade da criação de cooperativas. “Após o término do curso, também faremos o encaminhamento dos alunos ao mercado de trabalho, indicando padarias e confecções que possam absorver essa mão de obra”, finalizou.
 

Em busca da profissionalização

Desde que foi inaugurado, no começo deste mês, o Centro de Turismo tem sido procurado por moradores da região leste que buscam qualificação profissional. Logo no primeiro dia de funcionamento, mais de 50 interessados nos cursos passaram pelo local em busca de informações.

“Já tenho conhecimento na área e pretendo aprender técnica novas. A intenção sé montar meu próprio negócio e me tornar uma empreendedora”, disse Arlete Cristina Monteiro Silva, aluna do curso de Confeccionista de Patchwork.

A costureira Edi Regina Furlan, que faz reparos e consertos em roupas, também procurou o curso para aprimorar as técnicas e melhorar a qualidade dos seus serviços. “Não tenho muito prática para cortar tecido. E hoje mesmo, no primeiro dia de aula, já aprendi técnicas que ainda não conhecia para facilitar meu trabalho. Depois do curso, vou montar meu próprio ateliê em casa para obter uma renda que ajude nas contas do mês”, comentou a moradora do José Ometto 1.

Durante o curso de Confeccionista de Patchwork, os alunos irão utilizar a técnica de patchwork para a confecção de roupas e acessórios. Já o de Técnicas Básicas de Patchwork é destinado à confecção de objetos de decoração, utensílios domésticos e presentes.

No curso de culinária, os alunos irão aprender a confeccionar doces, bolos e tortas, recheados com os mais diversos ingredientes, além de técnicas para higienização e conservação dos alimentos e orientações sobre como evitar acidentes de trabalho na cozinha.

Interessada em seguir a carreira do pai, Isabela Oliveira Nascimento, moradora do José Ometto I, vai aproveitar a oportunidade para aprender mais sobre culinária e ajudar sua família. “Meu pai tem uma padaria na cidade de Mundo Novo, na Bahia, e pretendo aprender a fazer pães para ajudá-lo. Sei até fazer alguns doces, mas quero aprimorar meus conhecimentos para trabalhar profissionalmente na área”, disse.

Atualmente, as vagas disponíveis nos cursos estão preenchidas, mas há possibilidade da abertura de novas turmas em breve, dependendo da procura. Mais informações podem ser obtidas no próprio Centro de Turismo, que funciona na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1, e também na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, que fica na Rua Barão de Arary, 540, Centro. O telefone para informações é 3544-9400.
 

Cursos oferecidos gratuitamente no Centro de Turismo

- Técnicas de Confeitaria: vai ensinar o preparo de doces, bolos e tortas, recheados com os mais diversos ingredientes.
Duração: de 20 de agosto a 18 de novembro
Aulas: terça a sexta-feira (das 8h30 às 11h30)
Carga horária: 160 horas

- Confeccionista de Patchwork: aulas voltadas ao corte e costura, utilizando a técnica de patchwork para a confecção de roupas e acessórios.
Duração: de 20 de agosto a 18 de novembro
Aulas: terça a sexta-feira (das 8h30 às 11h30)
Carga horária: 160 horas

- Técnicas Básicas de Patchwork: a técnica de patchwork será aplicada na confecção de objetos de decoração, utensílios domésticos e presentes.
Duração: de 20 de agosto a 30 de setembro
Aulas: terça e quarta-feira (das 13h30 às 16h30)
Carga horária: 30 horas

Horácio Busolin Júnior/Secom

 
Espaço Interativo
Opções do Site

Escolher tema do site:


Biblioteca Municipal

Selecionar

Igreja Matriz

Selecionar

Praça Barão

Selecionar

Casa da Cultura

Selecionar

Padrão

Selecionar
 
Eventos de Araras
Sorteio Casas
IPTU Premiado
Diario Oficial Eletronico
Saema TCA - Transportes Coletivos de Araras AraprevNFe / ISS Eletrônico Câmara Municipal de ArarasUAB Novo Estatuto do ServidorFeira Livre Projovem Urbano Araras Casa dos Conselhos Guia Farmacêutico Fiscalização de trânsito por radares móveis Precatórios Câmara de Conciliação Ponto de Cultura Emhaba
Informativo Municipal

Receba diariamente as principais notícias de Araras em seu email!

Nome:
Email:

Clique para mais informações

Município de Araras - Rua Pedro Álvares Cabral, 83 - (19) 3547 3000

© Regras de Uso | Site desenvolvido pela Secom

Diminuir o tamanho da letra Aumentar o tamanho da letra